Patrocinado

IFC lidera ranking de eficiência acadêmica em SC

IFC lidera ranking de eficiência acadêmica em SC


Com 53,8%, o Instituto Federal Catarinense (IFC) lidera o ranking de eficiência acadêmica em Santa Catarina.

Na classificação nacional, o IFC ocupa a 12ª colocação entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta por 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II.

Dados são da atualização da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), ambiente virtual de coleta, validação e disseminação dos dados oficiais da rede federal, além das escolas técnicas vinculadas a universidades federais.

Referentes a 2018, os dados mostram que foram feitas 964.593 matrículas em 11.159 cursos distribuídos em 647 instituições de todo o país.

A pró-reitora de Ensino no IFC, Josefa Surek de Souza, explica que a eficiência acadêmica tem como objetivo avaliar a capacidade da instituição de atingir os resultados previstos em termos de estudantes certificados, ou com potencial de certificação, em relação ao total de matrículas:

“Tivemos um avanço neste indicador em comparação ao ano anterior, passando de 51,6% para 53,8%. O resultado do IFC traduz a dedicação do corpo docente e técnico-administrativo na busca da melhoria dos processos pedagógicos e das condições para permanência e êxito dos nossos estudantes. É um processo constante, no qual esperamos evoluir ainda mais, considerando nosso compromisso com a sociedade”.

Para Sônia Regina de Souza Fernandes, reitora do IFC, o desempenho alcançado é resultado do trabalho em conjunto que a instituição vem fazendo no sentido de melhorar os processos pedagógicos:

“Esse desempenho revela o comprometimento institucional, especialmente na formação de professores e na capacitação dos técnicos, que se reflete nos índices de permanência dos nossos estudantes. Esse indicador coloca o IFC numa posição bastante privilegiada diante da Rede como um todo. Mas não é apenas um dado estatístico, é o reflexo do trabalho de várias mãos, entre elas, as dos nossos pesquisadores institucionais (PIs). Conduzidos pelo Jair Adriano Strapazzon, na Reitoria, os PIs são responsáveis pelo preenchimento e pela atualização dos dados de forma bastante séria e competente”.

Além da classificação geral, a PNP apresenta os dados de cada campus. No IFC os campi com melhores resultados são Brusque e Ibirama, respectivamente com 83,5% e 74,4%.

Confira aqui a atualização da plataforma clicando aqui 



Patrocinado

Destaque Empresarial

Eventos gratuitos e online sobre desenvolvimento de sistemas e jogos

Proway promove encontros com especialistas dias 24 e 30 de setembro e 07 de outubro