LOGÍSTICA

Movimentação de cargas no Porto de Imbituba cresce 13,8% no primeiro trimestre

19/04/2021 13:30:00

Movimentação de cargas no Porto de Imbituba cresce 13,8% no primeiro trimestre

O Porto de Imbituba, no acumulado de janeiro a março, operou mais de 1,3 milhão de toneladas.

Representa uma alta de 13,8% se comparado ao 1º trimestre de 2020

O crescimento no volume de cargas refletiu diretamente na arrecadação tarifária, que cresceu 18,4% no mesmo período. 

A expectativa da SCPAR Porto de Imbituba é de que o Porto alcance novo recorde histórico de movimentação em 2021, ultrapassando as 6 milhões de toneladas.

De janeiro a março, 56 atracações ocorreram em Imbituba. 

Com relação ao portfólio de cargas atendidas, o malte/cevada, a hulha betuminosa, o sulfato de sódio, o coque e o sal apresentaram os maiores índices de crescimento. 

Também registraram alta: o milho, o cloreto de potássio e a barrilha. 

A ureia, o minério de ferro e os contêineres tiveram queda no volume operado em toneladas, se comparado ao realizado no 1º trimestre de 2020. 

Por outro lado, em relação à lista de produtos atendidos nos três primeiros meses do ano passado, foram agregadas ao portfólio: a celulose, as comidas em bags, a soda cáustica e os fosfatos MAP/DAP.

O período também foi marcado pela cabotagem de cabos para transmissão de energia elétrica, o embarque inaugural de coque calcinado com a utilização de contêineres para transporte do granel até o navio e o início do escoamento da produção de soja. 

No âmbito das melhorias em infraestrutura:

  • Foram entregues as bases definitivas de apoio à família dos caminhoneiros.
  • Concluída a reforma da portaria 1.
  • Continuadas as obras de remodelação da iluminação das vias internas.
  • Iniciada a demolição das instalações do antigo Terminal de Cargas Frigorificadas (TERFRIO).
  • A reforma da edificação da balança 2.
  • A recuperação do Cais 2.
  • Além disso, foi entregue o projeto básico da obra de recuperação e reforço do Cais 3, reiniciados os estudos para a próxima fase de ampliação da via férrea dentro do Porto e dado continuidade à análise para implantação da portaria 4.

O diretor de Administração e Finanças da Autoridade Portuária, Fabrício Debortoli, ressalta:

“O reaquecimento da economia e consequente aumento nas operações portuárias intensificaram alguns serviços de manutenção e melhorias dentro do Porto”. 

“Ainda assim, os números se mantiveram nos mesmos patamares registrados de janeiro a março do exercício anterior e a perspectiva é de que, nos próximos meses, as receitas acompanhem o aumento da movimentação e a geração de caixa positivo possa contribuir para a realização dos investimentos estruturais planejados”.

O diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fábio Riera, avalia:

“Os resultados do período foram muito positivos em relação às expectativas que geralmente caracterizam o início do ano, com ritmo menor de operações em relação aos demais meses”. 

“Temos plena confiança na potencialidade do Porto e, juntamente com toda a comunidade portuária de Imbituba, trabalhamos para superar os resultados e promover o desenvolvimento regional, de forma parceira, comprometida e responsável”.