CERTIFICAÇÃO

Catharina Sour completa três anos num dos guias mais importantes do mundo da cerveja

30/06/2021 13:00:00

Catharina Sour completa três anos num dos guias mais importantes do mundo da cerveja

Há três anos, o Beer Judge Cerfication Program (BJCP) atestou o movimento criativo dos cervejeiros brasileiros. 

A Catharina Sour, estilo criado em 2016, entrou oficialmente para um dos guias mais importantes do mundo da bebida no dia 4 de julho de 2018. 

A inclusão aconteceu apenas três anos depois das primeiras produções, nas panelas dos cervejeiros caseiros. 

A Catharina Sour é uma cerveja refrescante, com baixo amargor, corpo leve e boa carbonatação. 

A graduação alcoólica vai de 4% a 5,5% e o índice de IBUs varia de 2 a 8. 

Entre as obrigatoriedades do estilo está a inclusão de uma fruta, de origem brasileira ou não.

Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), diz que o ingresso no BJCP é, por si só, um marco. 

No entanto, o grande destaque da Catharina Sour é refletir a brasilidade e, exatamente por isso, ter se tornado um símbolo da relação do país com a bebida.

HISTÓRIA DO ESTILO 

A história da Catharina Sour é recente e o estilo se popularizou rápido. 

A ideia surgiu através dos cervejeiros caseiros de Santa Catarina em 2015.

Em 2016, um workshop levou o conceito para as fábricas artesanais e, já no mesmo ano, a Cerveja Blumenau lançou a primeira edição em garrafas registrada no país. 

Desde 2017, a Catharina Sour é um dos estilos disputados no Concurso Brasileiro da Cerveja. 

Em 2021, foi o segundo mais concorrido, com mais de 115 cervejas inscritas. 

No Untappd, rede social dedicada à cerveja, mais de 570 rótulos estão cadastrados.

Eles são produzidos não só no Brasil, mas também em países como a Polônia, Argentina e os Estados Unidos. 

Carlo Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), comenta:

“É um estilo refrescante, tropical, que abre uma variedade infinita de variações regionais. Ela mostra que os cervejeiros daqui podem criar cervejas diferentes, através de capacidade técnica e insumos para isso”. 

“Fazer boas cervejas criadas em outros locais é uma tarefa difícil, que já conseguimos cumprir. Já construir um estilo mostra o quanto podemos ser competentes na inovação em relação ao mercado cervejeiro global”. 

A evolução na percepção dos brasileiros sobre o que é cerveja passa pela popularização de estilos como a Catharina Sour, de acordo com o especialista no mercado cervejeiro. “Até pouco tempo atrás, cerveja tinha uma cor e temperatura para o público". 

"Quando desconstruímos isso, trazemos para o consumidor uma amplitude sensorial que conecta definitivamente a cerveja a cultura, a história e a gastronomia”.