EMPRESAS

Nidec Global Appliance apresenta case de sucesso na ACIJ

15/07/2021 10:00:00

Nidec Global Appliance apresenta case de sucesso na ACIJ

A Nidec Corporation e a Embraco, alinhadas com o mesmo objetivo: desenvolver tecnologia pioneira e inovadora para expandir constantemente os negócios. 

Este foi o fio condutor da apresentação do case da Nidec Global Appliance no Brasil – empresa detentora da marca Embraco – durante Reunião do Conselho da ACIJ, na noite desta segunda-feira, dia 12 de julho.

A apresentação foi conduzida pelo Vice-Presidente de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais, Guilherme Almeida, e pela Gerente Sênior de Comunicação e Relações Institucionais, Mariana Bacarin

Também participaram o Vice-Presidente de Operações para América Latina, Emerson Zappone, e o Presidente de Commercial Appliances, José Lainor Driessen

Os executivos compartilharam como a empresa tem se posicionado, os investimentos recentes e como segue gerando valor para seu time interno, clientes, parceiros e comunidade.

ORGULHO CATARINENSE

Com o objetivo de substituir a importação de compressores para o mercado brasileiro, há 50 anos foi fundada em Joinville a Embraco, empresa cuja trajetória é marcada por movimentos de globalização, crescimento e constante inovação. 

Há dois anos, a Embraco foi incorporada à Nidec Global Appliance, uma divisão da Nidec Corporation.

Segue hoje como importante marca de produtos para soluções de refrigeração para os segmentos residencial e comercial.

Além das já mencionadas soluções para refrigeração, a Nidec Global Appliance produz e comercializa motores para máquinas de lavar, secadoras e lavadoras de louça, assim como componentes para sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado. 

A divisão conta com mais de 15 mil funcionários alocados em 16 unidades e quatro escritórios comerciais em 9 países. 

A capacidade produtiva anual é de 75 milhões de motores e compressores que atendem clientes de mais de 80 países.

Destas 16 fábricas, quatro estão no Brasil, mais precisamente na região Norte de Santa Catarina:1) Compressores e 2) Ferramentaria-MTU (Machinery and Tooling Unit) em Joinville, 3) Fundição, em Pirabeiraba e 4) Componentes & Cooling, em Itaiópolis.

As quatro unidades, que somam mais de 5.500 colaboradores, já totalizaram investimentos de mais de R$ 200 milhões nestes dois anos do controle acionário da Nidec.

NOVA LINHA DE PRODUÇÃO

Está prevista para agosto a ativação de uma nova linha de produção na fábrica de Joinville, destinada à produção de compressores EM. 

Com velocidade fixa, este compressor responde por 95% das vendas residenciais no mercado brasileiro.

O investimento de R$100 milhões visa a atender ao aumento da demanda e à projeção de crescimento com a retomada da economia. 

A nova linha vai gerar 200 novos empregos diretos. 

Deste total, 100 vagas já foram preenchidas e os colaboradores estão em fase de treinamento.