GERAL

SINTRASEB divulga nota contrária à redução do distanciamento nas salas de aula

22/07/2021 15:45:00

SINTRASEB divulga nota contrária à redução do distanciamento nas salas de aula

As instituições que compõem o Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais de Blumenau encaminharam à coordenadora do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar, uma proposta solicitando a flexibilização do distanciamento em sala de aula, dos atuais 1,5 metro, para um metro. 

Esta solicitação foi resultado de uma discussão levada ao Comitê pelo prefeito Mário Hildebrandt, por meio da secretária de Educação, Patrícia Lueders.

Confira a matéria sobre o assunto na íntegra. 

O Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau (SINTRASEB), divulgou uma nota contrária à redução das medidas sanitárias no retorno das aulas. 

Confira a nota da SINTRASEB na íntegra: 

A FLEXIBILIZAÇÃO DAS REGRAS SANITÁRIAS NÃO É CONCENSO NO COMITÊ MUNICIPAL DE GERENCIAMENTO DO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS. SINTRASEB É CONTRÁRIO À REDUÇÃO DO DISTANCIAMENTO DENTRO DAS SALAS DE AULA, DEFENDIDA PELO PREFEITURA.

ENSINO PRESENCIAL NA PANDEMIA: ➡ MAIS DE 70% DOS TRABALHADORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÃO SE SENTEM SEGUROS DENTRO DAS ESCOLAS E SÃO CONTRA A FLEXIBILIZAÇÃO DA MEDIDA SANITÁRIA, APONTA PESQUISA DE BASE DO SINTRASEB.

O Comitê Municipal de Gerenciamento do Retorno às Aulas Presenciais de Blumenau decidiu, no dia 9 de julho, solicitar um parecer da Secretaria Municipal de Saúde sobre a proposta de flexibilização do distanciamento de 1,5 metros dentro das salas de aula, sugerida por representantes das escolas particulares, com apoio dos membros que representam o governo municipal.

Caso respaldada pela Secretaria Municipal de Saúde, a proposta será enviada para análise e decisão do Governo do Estado.

O Sintraseb já havia manifestado posição contrária à flexibilização na reunião ocorrida dia 25 de junho, quando a proposta foi apresentada e solicitado que os representantes das instituições que compõe o Comitê Municipal discutissem com seus pares sobre a proposta de revisão.

📌 NA REUNIÃO DO DIA 9 DE JULHO, O SINDICATO APRESENTOU O RESULTADO DA PESQUISA DE BASE, RESPONDIDA POR 650 TRABALHADORES(AS), QUE REAFIRMA A POSIÇÃO CONTRÁRIA DA CATEGORIA.

➡ 72% não concordam a flexibilização do distanciamento de 1,5 metros dentro das salas de aula, enquanto 28% aprovam a medida.

➡ 70% não se sentem seguros dentro dos espaços de ensino. 30% dizem que sim.

➡ 66% consideram que o PLANCON está sendo garantido, 34% dizem que não.

➡ 76% afirmam que os equipamentos de proteção individual (máscaras, álcool gel e luvas) têm sido entregues dentro da necessidade de cada local. 24% consideram que não.

➡ 82% afirmam que sua unidade possui ventilação adequada, contra 18 que afirmam que não.

➡ 87% dos trabalhadores afirmam já ter tomado a primeira dose da vacina, 9% já tomaram a segunda dose ou dose única, e 4% não tomaram nenhuma dose.

É preciso deixar claro que o documento apresentado não traz nenhum dado epidemiológico que sustente qualquer revisão das medidas sanitárias, e as informações oficiais divulgadas pela prefeitura dão conta que os números de casos de Covid-19 em Blumenau não param de crescer.