Patrocinado

Prefeitura de Blumenau anuncia decreto sobre o novo Coronavírus

Prefeitura de Blumenau anuncia decreto sobre o novo Coronavírus

Foto: Divulgação/PMB


O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e secretários municipais se reuniram na manhã de ontem, domingo dia 15, para avaliar a situação no município e definir medidas de prevenção e orientação à população visando se antecipar à chegada do COVID-19, o Coronavírus.

Foi elaborado um decreto, assinado pelo prefeito neste domingo, que determina medidas preventivas em diversos setores da administração pública municipal e faz recomendações ao setor privado, que vigoram a partir de hoje, dia 16.

As medidas refletem o atual estágio de Blumenau, que se encontra no nível 1 de resposta, de alerta, sem nenhum caso confirmado, ou seja, foco voltado à ações de prevenção e orientação da população.

Por determinação do prefeito, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde está monitorando a situação permanentemente e, de acordo com a evolução do quadro, novas medidas serão tomadas.

 

Até o momento, cinco casos suspeitos estão sob análise laboratorial, porém nenhum caso da doença foi confirmado.

Caso seja confirmado o primeiro caso, o município entra no nível de resposta 2, de perigo iminente, que aponta as condições a serem criadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços necessários para isso.

Caso Blumenau entre no nível de resposta 2, será automaticamente acionado o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), que é formado por órgãos públicos e privados ligados diretamente ao gerenciamento de situações de crise e emergências.

 

Educação e Pró-Família


As aulas na rede municipal de ensino estão mantidas, mas a Secretaria Municipal de Educação tomará diversas medidas preventivas, visando facilitar a higienização constante das mãos, além de orientar os diretores sobre medidas preventivas, como a disponibilização de água e sabão para os alunos e professores, além de evitar o compartilhamento de utensílios e materiais e manter ventilados os ambientes de uso coletivo.

As atividades para idosos realizadas na sede e nos núcleos da Secretaria da Família, a Pró-Família, estão canceladas a partir de amanhã por tempo indeterminado.

O objetivo é proteger a saúde dos idosos, que são os mais sujeitos à contaminação do novo Coronavírus.

Eles serão orientados pela equipe da Pró-Família quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar os riscos de contaminação.

A Pró-Família também vai reforçar as medidas de higienização para a realização das atividades para os demais públicos.

 

O decreto prevê ainda medidas de prevenção abrangendo eventos públicos, de massa, instituições para idosos, locais de grande circulação de pessoas, serviços de alimentação, lazer e entretenimento.

Com relação aos preços de produtos e serviços, o Procon irá intensificar a fiscalização visando coibir a prática de preços abusivos para produtos relacionados à saúde, como álcool em gel.

 

Vale ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde é a autoridade referência para combate e repasse de informações relacionadas ao COVID-19, sempre de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde e trabalhando em conjunto com entidades de Blumenau.



Patrocinado