INTERNACIONALIZAÇÃO

Crescimento da exportação faz empresas mirarem na internacionalização

13/10/2021 11:00:00

Crescimento da exportação faz empresas mirarem na internacionalização

A exportação brasileira bateu recorde em julho e agosto deste ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Economia. 

No acumulado de janeiro a julho as exportações cresceram 35,3% na comparação com o mesmo período do ano passado.

 Surfando nesta onda positiva para o comércio exterior, empresas de todos os portes miram na internacionalização dos negócios.

Segundo Sheyla Patrícia Pereira, sócia da Father Estratégias Internacionais, de Blumenau, e responsável pela diretoria executiva e operacional da empresa, com a pandemia, as empresas começaram a entender a necessidade de se tornarem globais.

Porém, segundo Sheyla, é importante destacar que uma estratégia de internacionalização precisa ser detalhadamente planejada. 

Ela destaca que é muito importante entender o produto, o preço aplicado, a legislação do mercado alvo, estudar a concorrência e clientes antes de expandir para o mundo.

Na opinião de Thiago Raitez, diretor comercial e de Novos Negócios da Father, replicar a receita do mercado nacional ao mercado externo não é um bom negócio pois as variáveis para criar uma relação Internacional são muitas. 

A demanda nesse nicho é tão crescente que a Father, que está há 25 anos no mercado, estruturou um departamento apenas para atender empresas na etapa do planejamento estratégico de internacionalização através de uma metodologia própria. 

Raitez explica que a metodologia Get Global foi desenvolvida ao longo dos últimos anos visando ao real resultado nas operações das empresas que querem expandir seus negócios de forma global.  

Segundo ele, a metodologia foi desenvolvida para oferecer um serviço de ponta a ponta. 

Empresas como Grupo Restoque, Grupo S2 Holding, Kenner, AMINNA, Recco já passaram pelo planejamento estratégico com esta metodologia.

CICLO DE INTERNACIONALIZAÇÃO 

Afinal, o que é um ciclo de internacionalização? 

Sheyla explica que muitas empresas entendem a internacionalização como exportação, mas não se trata apenas disso. 

Exportação é um canal da internacionalização. 

Dentro da metodologia Get Global desenvolvida pela empresa, é avaliada e considerada toda a sua operação.

Quando uma empresa exporta, é importante que esteja apta a fazer uso de benefícios fiscais ou projetos especiais através de programas do governo. 

Vivendo esse ciclo, ela ativa rentabilidade, lucratividade, crescimento e competitividade também no mercado nacional.   

Sheyla observa que, quando usados esses dois recursos de internacionalização, é possível expandir a compra através de modalidades, como o Drawback, e aumentar a competitividade e inovação, tudo com menor custo.

Prova de que o nicho de internacionalização está em ascendência é o próprio crescimento da Father, que conta com escritórios em Blumenau e  Miami (EUA) e vem crescendo de 40% a 50% ao ano nos últimos anos. 

A empresa deve dobrar a estrutura em 2022, com foco no atendimento voltado ao mercado internacional. 

Em 2020, alcançou recorde de faturamento em 25 anos.

Sheyla Pereira destaca que o primeiro passo é montar um estudo de viabilidade, para entender as possibilidades do país de interesse:

“Muitas empresas começam dizendo que querem exportar para os EUA. Porém, entendemos que os EUA não são o primeiro mercado na grande maioria das vezes”. 

"Trata-se de um mercado exigente, mais distante em termos de logística, com uma cultura diferente. Precisamos iniciar por esse estudo de viabilidade para verificar se é a melhor opção.  Só então começamos o planejamento estratégico".

“Também é preciso estar atento para as exigências do mercado internacional, como etiquetagem, registro de marca, tecnologia, qualidade de produto, processos burocráticos, licenças, etc”.