ECONOMIA

Vendas do varejo em SC recuam 3,6% em setembro, segunda queda consecutiva no ano

12/11/2021 14:30:00

Vendas do varejo em SC recuam 3,6% em setembro, segunda queda consecutiva no ano

Santa Catarina registrou a segunda maior queda nas vendas do comércio varejista em setembro.

O dado foi apontado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada nesta quinta-feira (11) pelo IBGE. 

O volume de vendas caiu 3,6% diante do mês anterior, após forte retração em agosto (10,30%). 

O resultado negativo aconteceu também em nível nacional (-1,3%) e em 25 estados.

Apesar da queda de 3% em relação a setembro de 2020, o varejo restrito em SC teve alta de 4,7% no acumulado em 12 meses e de 3,7% no ano.

Já o varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, segue em alta de 10,6% e 12,0%, respectivamente.

O economista da Fecomércio SC, Alison Fiuza, comenta que entre os 10 segmentos pesquisados, sete tiveram queda na comparação com o mesmo mês do ano passado. 

Ele diz que setores que lideram as vendas do comércio varejista do ano anterior começam a apresentar sinais de retração, a exemplo dos supermercados, e os que estavam em recuperação têm movimento interrompido, como tecidos, vestuários e calçados.

INFLAÇÃO X VENDAS 

A desaceleração nas vendas dos setores mostra que a inflação está afetando o poder de compra dos consumidores em todo o país. 

Em SC, 88,4% estão buscando alternativas para diminuir os impactos da alta nos preços, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio SC.

O aumento dos preços de alimentos e bebidas (11,71%) em 12 meses está impactando diretamente o setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que recuou 1,8% no volume de vendas no acumulado do ano.