PREMIAÇÂO

Estudantes de Chapecó estão entre os vencedores de programa da Samsung

19/11/2021 15:00:00

Estudantes de Chapecó estão entre os vencedores de programa da Samsung

A Samsung acaba de anunciar os projetos vencedores da 8ª edição do programa Solve For Tomorrow.

O programa global desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No Brasil, tem a coordenação geral do Cenpec

Em uma cerimônia de premiação transmitida ao vivo no canal do YouTube da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã na manhã de quinta-feira (18), foram declaradas ganhadoras as equipes do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que apresentaram projetos para as áreas de sustentabilidade e saúde.

A Escola EEB Bom Pastor, de Chapecó, teve um dos três projetos mais votados pela votação do Júri Popular, que ocorreu entre 12 e 17 de novembro pelo site do programa.

Os estudantes desenvolveram um protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes que apresentaram sequelas respiratórias da Covid-19.

Os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu "Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores.

Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil, afirma:

“Estamos muito orgulhosos com o resultado da 8ª edição do Solve for Tomorrow no Brasil. Essa é uma iniciativa que estimula alunos e professores a desenvolverem soluções inteligentes e inovadoras para desafios reais de suas comunidades, por meio da experimentação científica e/ou tecnológica. E é muito gratificante ver o quanto eles evoluíram em criatividade, prática e, principalmente, em aprendizado”, 

“Essa é a segunda edição totalmente remota do programa e, mesmo assim, alcançamos um resultado surpreendente graças ao comprometimento de todos os envolvidos”.

Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec, afirma:

“Ver projetos tão importantes com uma atuação cidadã é muito gratificante! Além disso, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, da ideia inicial até a prototipagem, passando pelos diferentes estágios da pesquisa e, sobretudo, o envolvimento e protagonismo deles (as), nos mostra que estamos no caminho certo para a promoção da equidade”.