EMPRESAS

Quiron Digital, de Lages, anuncia expansão internacional com unidade na Europa

22/11/2021 10:30:00

Quiron Digital, de Lages, anuncia expansão internacional com unidade na Europa

A Quiron Digital, startup especializada no monitoramento remoto de ameaças florestais, com sede em Lages, vai abrir uma nova unidade em Fundão, na região Centro de Portugal, há pouco mais de 260 km da capital do país, Lisboa. 

A apresentação da novidade foi feita pela equipe da Quiron que participa da Web Summit, a maior e mais importante conferência de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo, que decorre em Lisboa entre os dias 01º a 04 de novembro. 

Um dos fatores mais importantes da estratégia é o volume de contratos que a empresa está fechando em Portugal.

Outro fator condicionante é oportunizar novas fontes de fomento da União Europeia, como fundos e subvenções.

Participaram da solenidade representantes do município de Fundão, que conta com uma aceleradora e incubadora de empresas, a Incubadora A Praça, que integra a Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro de Portugal, a RIERC. 

A empresa surgiu em 2018, a partir do Sinapse da Inovação, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) para incentivar o empreendedorismo inovador.

O diretor de mercado, e um dos sócios-fundadores da Quiron, Diogo Machado, diz que a escolha por Fundão foi estratégica pela centralidade do território, volume de contratos fechados em Portugal e oportunidades de fomento:

“Fundão foi o primeiro município e cliente pagante da ferramenta Flareless. Para nós isso é muito significativo. Além disso, por conta do volume de contratos que a gente está fechando em Portugal, contabilmente e estrategicamente, vale muito mais a pena ter uma unidade da Quiron lá em território português". 

"De forma estratégica e comercialmente isso é muito importante, porque nos aproxima dos clientes portugueses e europeus”.

“Somos uma empresa de tecnologia, focada no segmento florestal, mas com diversas outras características em voga, como greentech e spacetech, e também com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021 (Cop26), podemos ter linhas de fomento acessíveis, desde que a gente tenha uma unidade na Europa, e Portugal nos oferece acesso a isso também”.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Fábio Holthausen, estava presente na Web Summit e falou com orgulho da Quiron:

“É bacana a Fapesc acompanhar, dentro do estado de Santa Catarina, as mais de 500 empresas geradas a partiri dos programas de incentivo ao empreendedorismo". 

"Nós próximos dias estamos rodando o Centelha agora, que começa no dia 8 de novembro. Muito bacana ver que uma empresa apoiada pela Fapesc desde o início, como a Quiron, que começou lá no Sinapse da Inovação, está expandindo fronteiras. Parabéns pelo trabalho”.

Já Paulo Alexandre Bernardo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão, município em que a Quiron Portugal ficará sediada, também comentou a receptividade na cidade:

“O Fundão é uma grande cidade para receber startups. Temos várias empresas da área da tecnologia da informação, e cerca de 150-180 engenheiros brasileiros que vieram para o Fundão, e na área do Agrotech". 

"Para nós, isso é muito significativo. É um enorme prazer nos relacionarmos com um parceiro como a Quiron, e isso vem numa boa hora, uma relação empresarial e com crescimento sustentável”.

Ricardo Gonçalves , chefe de inovações e investimento da Câmara de Fundão, comentou com muito orgulho receber em Portugal a Quiron:

“Estamos aqui no Web Summit para promover o nosso ecossistema de inovação e investimento. Queremos fazer do Fundão um território amigo dos investidores, amigo das empresas e startups e de todas as pessoas que querem desenvolver novos negócios, novas ideias". 

“É fundamental conseguirmos chegar ao contato com empresas e startups como a Quiron, e estamos muito felizes, hoje, por conseguir formalizar, com vocês  a instalação em Fundão”. 

“O município serve como porta de entrada no mercado nacional e no mercado europeu. Isso é uma ambição que a Quiron tem, e estamos muito contentes por fazer parte desse percurso”. 

"Nossa estratégia é atrair empresas, pessoas, principalmente para a nossa região, que é uma região que tem vindo a afirmar-se, está cada vez mais forte, com futuro”.