CAPACITAÇÃO

Instituto PROA chega a SC para capacitar jovens de escola pública ao primeiro emprego

23/11/2021 13:00:00

Instituto PROA chega a SC para capacitar jovens de escola pública ao primeiro emprego
Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA

O Instituto PROA, de São Paulo, passa a atuar em Santa Catarina, com o objetivo de capacitar jovens de baixa renda para o seu primeiro emprego. 

O curso é on-line e gratuito.

Acontecerá na Plataforma PROA, destinado a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residam em qualquer cidade do Estado.

Caso o jovem já tenha assinado a sua carteira de trabalho, mas, no momento esteja em busca de colocação profissional, também poderá participar do processo seletivo.

As aulas iniciarão em 4 abril de 2022.

A partir de 23 de novembro, os interessados já podem se inscrever gratuitamente no site da ONG até o dia 29 de março de 2022. 

Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA. 

Entre os parceiros estão a catarinense BrF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 80 empresas nacionais e internacionais que também atuam no Estado.

A seleção inclui duas etapas: 

  • primeiro, os jovens respondem um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico.
  • depois, realiza uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no PROA e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

COMO FUNCIONA 

O curso tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente.

Há também um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos. 

Os selecionados ganham material didático virtual, certificado de conclusão emitido pelo PROA e terão acesso às vagas de emprego disponíveis no mercado após o curso.

Por meio de aprendizagem ativa, os alunos ingressam em uma jornada sobre os temas: 

  • Autoconhecimento (20h).
  • Planejamento de Carreira (20h).
  • Projeto Profissional (20h).
  • Raciocínio Lógico (20h).
  • Comunicação (20h).

O PROA também anuncia para o Estado a trilha técnica optativa, com 50h de aulas, apoiada por empresas parceiras. 

Compõem o conteúdo: 

  • Análise de Dados (iFood).
  • Varejo (Via – Fundação Casas Bahia).
  • Administração (P&G).
  • Logística (P&G).
  • UX Design (Accenture).
  • Promoção de Marcas (BrF).

A catarinense Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, que é de Videira e formada pela UFSC, em Florianópolis, afirma:

“Nosso início em Santa Catarina está marcado por otimismo. O Estado tem oportunidades profissionais excelentes e vamos conectar centenas de jovens com o primeiro emprego". 

"Fizemos uma ampla pesquisa, e a partir dela, entendemos quais são as competências necessárias para que eles estejam preparados para as reais demandas das empresas parceiras”.

“Toda minha família e amigos estão em Santa Catarina, por isso minha grande meta frente ao PROA é contribuir na mudança de vida dos jovens catarinenses, temos muitos talentos a descobrir e que precisam apenas de uma oportunidade". 

"Estou ansiosa para 2022, será o ano mais especial da minha vida com a chegada do Instituto no Estado”