SEGURANÇA

Blumenau terá grupo de trabalho permanente para resolver assuntos de segurança pública

29/11/2021 14:00:00

Blumenau terá grupo de trabalho permanente para resolver assuntos de segurança pública

A segurança pública, com foco em furtos e roubos no comércio de Blumenau, foi tema do segundo encontro promovido pela CDL Blumenau junto a outras entidades do município, polícias Civil e Militar e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. 

A reunião ocorreu no dia 26 de novembro, no Quality Hotel. 

Entre as ações definidas, ficou estabelecido um grupo de trabalho permanente com foco em segurança pública.

GRUPO DE TRABALHO PERMANENTE

O grupo de trabalho permanente tem o objetivo de colocar em prática as próximas ações e conseguir melhorias.

As principais pautas do grupo são:

  • Minuta de quais leis devem ser alteradas para efetivamente punir os criminosos e cobrar dos políticos essas mudanças.
  • Criar um fundo de investimento municipal com recursos públicos para equipar as polícias Civil e Militar.
  • Aumentar o efetivo das polícias Civil e Militar de Blumenau.
  • Trazer e aplicar em Blumenau o conceito de cidade inteligente;

O presidente da CDL Blumenau, Eduardo Soares, abriu o encontro lembrando que o tema é de responsabilidade de todos, por isso a importância de novos atores nesta segunda reunião:

“Precisamos de apoio também dos nossos parlamentares e queremos que esta mensagem chegue até eles por meio dos representantes que enviaram. Temos de acabar com a sensação de enxuga gelo que nossas polícias enfrentaram diariamente”.

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo César Lopes, comentou:

“Esta é a primeira vez em minha longa jornada empresarial e atividades em entidades representativas, que vi tantas pessoas reunidas para discutir segurança”.

“O assunto sempre mobilizou as entidades, mas em torno do efetivo policial. Hoje o foco são os constantes furtos no comércio. Não bastasse o prejuízo com as mercadorias furtadas, há o tempo que nossos gerentes despendem na delegacia para os procedimentos legais e ainda há a perda de funcionários, já que muitos pedem a conta em virtude das ameaças que sofrem pelos criminosos que foram flagrados nos supermercados”.

 De acordo com o empresário, só no setor de supermercados, as perdas com furtos e roubos chegam a R$ 2 bilhões por ano, no Brasil:

“Todos os dias flagramos pessoas escondendo produtos variados nas roupas e mochilas, que nem são para consumo próprio. São revendidos para outros estabelecimentos que atuam na ilegalidade”.

O empresário lembrou que assunto requer um grande esforço conjunto de todos:

“Como cidadão blumenauense eu lamento o fato dos nossos deputados não terem vindo. São apenas três de Blumenau e não vieram. Isso me entristece”.

O tenente-coronel Cleber Pires, até então comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, lembrou que a sociedade é feita por todos, por isso requer grande envolvimento com a causa:

“Hoje contamos com atores importantes envolvidos nesse debate. São pessoas que foram além da indignação, estão de fato fazendo algo para mudar esta realidade”.

O delegado Regional da Polícia Civil, Rodrigo Marchetti, apontou que os crimes mais violentos foram reduzidos, mas ainda há uma grande demanda em relação aos furtos:

“Junto com a PM, iremos produzir um relatório com dados específicos sobre esse tipo de crime para ser entregue ao poder judiciário e assim realizar um trabalho conjunto”.

O promotor Odair Tramontin discorreu, entre outros, sobre o princípio da insignificância previsto em lei:

“O crime circunstancial sempre existiu, mas a questão agora é o crime como atividade econômica e a lei não consegue distinguir um do outro. Outro problema é o crime de receptação, já que boa parte dos produtos furtados são revendidos".

“Também é importante resgatar a discussão sobre redução da idade penal, que está em processo no senado há oito anos”. 

“Outro empecilho é que para crimes com previsão de pena menor de quatro anos, não é possível decretar a prisão preventiva”.

O diretor da Acib e empresário do ramo de segurança privada, Avelino Lombardi Júnior, falou sobre as cidades inteligentes, uma tendência, mas que segundo ele dependem do pronto atendimento baseado ostensividade:

“Quando unimos o conceito de cidades inteligentes a mais investimentos nas polícias militar e civil, inclusive com o aparelhamento das mesmas, temos um ótimo resultado”.

PERLAMENTARES ENVIAM REPRESENTANTES 

Também participaram da reunião o vice-presidente do Sindilojas, Jair Piaia, o diretor-executivo do Sindilojas, Márcio Salvador, o presidente da Ampe, Pedro Gilmar Fank, o vice-presidente da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior, o diretor de SPC da CDL, Helio Roncaglio, os advogados e representantes do setor jurídico da CDL, Angelito Barbieri e Felipe Barbieri, o juiz titular da 1º Vara Criminal de Blumenau, doutor Eduardo Passold Reis e o secretário de Defesa Civil de Blumenau, Carlos Menestrina.

A CDL Blumenau também convidou para o encontro os representantes políticos de Blumenau. Porém, os deputados Ismael dos Santos, Ivan Naatz e Ricardo Alba informaram que tinham compromissos já agendados e por isso enviaram representantes. 

O vereador Egídio Beckhauser não participou, nem enviou representante.