STARTUPS

Startup Weekend Chapecó fomenta o empreendedorismo e a inovação

30/11/2021 12:00:00

Startup Weekend Chapecó fomenta o empreendedorismo e a inovação

No último fim de semana ocorreu o Startup Weekend Chapecó, maior evento de empreendedorismo e inovação do mundo.

“Pensar fora da caixa”, inovar, criar novas ideias de negócios, trabalhar em equipe, fomentar o empreendedorismo, aprender com outros profissionais e desenvolver uma empresa em 54 horas, foram os objetivos do evento.

Foram 76 participantes, de toda a região.

O evento foi realizado no Pollen Parque Científico e Tecnológico.

Foram apresentadas dez ideias de negócios em diferentes segmentos ligados à tecnologia.

O Startup Weekend foi criado e mantido pela aceleradora americana Techstars, com operação exclusiva do Distrito no Brasil.

Tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC, por meio do projeto Startup SC. 

Essa edição tem como patrocinadores: AMBEV, FAPESC, Bossanova, ACIF, Nuvini, Invisto, A55, DOT, 49 Educação, Central AILOS, Silva, Santana & Teston, Questum, Ágora Tech Park, Abstartups, Blusoft, Pollen Parque e ACATE. 

Os patrocinadores locais do evento foram: Gatilho, Sebrae/SC, IXC Soft, UFFS, Unochapecó, Pollen e Sicoob.

A líder da edição, Isabela Pim, comenta:

“O Startup Weekend Chapecó deste ano representa uma importante retomada dos eventos presenciais para o ecossistema da inovação”. 

“Foi emocionante e todos os envolvidos estavam com expectativa porque a proposta traz vivência e desenvolvimento”. 

O participante Leonardo Barros, de 23 anos, que é de Teresina (Piauí), mas mora em Chapecó há quatro anos, formado em Ciências da Computação, aprovou a iniciativa, principalmente, por sua metodologia diferenciada:

“Nos tira da zona de conforto porque para aplicar uma ideia de uma empresa em três dias é necessário utilizar todas as ferramentas e os conhecimentos dos integrantes da equipe”.

“A ideia de negócio apresentada por nosso grupo teve como objetivo facilitar a busca de estudantes que vem de outros municípios e regiões para estudar no município e pretendem dividir apartamento”. 

“Pelo site que desenvolvemos com a análise de perfil a intenção é proporcionar um convívio melhor, reduzir o tempo de procura e evitar a necessidade de mudanças por falta de adaptação. Nossas pesquisas revelaram que Chapecó tem mais de 12 mil universitários".

Cleiton Paris, que atua na área de sistemas da informação, diz:

“Minha avaliação desta edição é muito positiva, porque auxilia a levantar ideias inovadoras e prepará-las para o mercado. Foi a primeira vez que participei como mentor e já pretendo estar nas próximas edições”.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste e no extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, parabenizou todos os envolvidos que representam a nova economia regional:

“Estamos no melhor lugar do mundo para fazer parte deste processo de inovação. Parabéns a todos porque vocês são protagonistas do desenvolvimento de novas ideias e de novos projetos que atenderão demandas atuais e futuras”.