EDUCAÇÃO

Equipe de Blumenau participa de Torneio Nacional de Robótica

08/12/2021 15:00:00

Equipe de Blumenau participa de Torneio Nacional de Robótica

Nesta terça-feira (7), a equipe TechMaker, do Sesi Vale do Itajaí, entidade da FIESC, participou do Torneio Sesi de Robótica First Robotics Competition (FRC)

Participante pelo primeiro ano, a equipe ficou entre seis finalistas das 25 participantes

Em outras categorias a equipe conquistou resultados significativos, devido à sua performance de alto desempenho.

A equipe também garantiu o primeiro lugar na categoria Design Industrial e foi finalista do prêmio Rookie Game Changers

EDUCAÇÃO MAKER VALE DO ITAJAÍ 

A equipe TechMaker é formada por alunos do Espaço de Educação Maker do SESI de Blumenau. 

O Espaço de Educação Maker promove exploração, construção, experimentação e aprendizado colaborativo e coletivo. 

O aprendizado se dá com pesquisa, experimentos, diálogos interativos e projetos que busquem soluções criativas e inovadoras para problemas sociais. 

Neste espaço, crianças e jovens podem desenvolver projetos e descobrir, por sua própria experiência, maneiras mais criativas e colaborativas para solucionarem problemas do mundo contemporâneo.

Carla Cazarolli, supervisora de educação maker da Fiesc Vale do Itajaí, destaca:

"Os alunos se prepararam o ano inteiro para este momento, competiram com outras 25 equipes de todo o Brasil, conquistaram um espaço na final e tiveram a oportunidade de apresentar as tarefas do robô e competir com outras equipes. Estamos muito felizes com a participação e conquistas obtidas para região do Vale do Itajaí”.

De acordo com Bolivar Fernandes da Silva, técnico do time TechMaker e instrutor de robótica da Educação Maker, o Torneio First Robotics Competition é considerado o maior torneio de robótica do Mundo:

“Esse torneio faz parte da iniciativa da First que conta com três categorias, sendo, FRC, FTC e FLL. Já acontecem torneios da FTC e da FLL no Brasil, mas é a primeira vez que o Sesi traz um torneio da FRC para o Brasil e ficamos muito felizes em participar e levar conquistas para nossa região”.

“Esse é um torneio único, que envolve grandes robôs, com objetivos complexos e que exigem muita atenção, inteligência e trabalho em equipe". 

"Para nós ser a primeira equipe da nossa região a participar e ainda levar prêmios para casa, é motivo de muito orgulho e representatividade, além de mostrar nossas potencialidades, capacidade e dedicação”.