INOVAÇÃO

Hyundai automatiza programa de inovação e eleva produtividade com SoftExpert Suite

08/12/2021 17:00:00

Hyundai automatiza programa de inovação e eleva produtividade com SoftExpert Suite

A Hyundai Motor Brasil, montadora de veículos com capacidade produtiva de 210 mil carros por ano, automatizou o programa de sugestões dos colaboradores com a criação do Portal Minha Ideia Brilhante, desenvolvido na plataforma SoftExpert Suite, da SoftExpert, de Joinville.

Trata-se de uma solução corporativa para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital. 

Com isso, o processo de registro e aprovação de ideias que levava dias para ser concluído, agora pode ser feito em poucos minutos. 

O programa, totalmente manual anteriormente, deu lugar ao Portal Minha Ideia Brilhante, iniciativa disponibilizada aos 2.800 colaboradores da fábrica no Brasil. 

Situada em Piracicaba (SP), a planta ocupa uma área total de 1.390.00m² e tem o primeiro Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai Motor Group no Hemisfério Sul.

A supervisora de Qualidade da Hyundai, Fernanda Zucoloto, lembra que o tempo despendido na execução do fluxo de ideias era extremamente longo.

Só em 2020 foram dedicadas 1.156 horas com retrabalhos, o que equivale a seis meses. 

A solução SoftExpert Suite permite o registro da ideia e o seu acompanhamento em tempo real, em todas as suas etapas, por meio de um sistema estruturado e automatizado. 

Somente nos seis primeiros meses, o portal já teve 1.485 ideias registradas. 

São 866 em andamento e 231 já foram implementadas. 

As solicitações realizadas antes da automação foram incluídas na plataforma para facilitar o acompanhamento, totalizando 4.000 registros.

Agora, a expectativa da companhia é fazer com que os colaboradores utilizem todos os recursos disponíveis e ainda se beneficiem das informações fornecidas pelo software.

A analista de Qualidade Assegurada da Hyundai e responsável pelo projeto, Libele Silva, afirma:

"A agilidade dos usuários na execução das atividades e também da gestão é um dos principais benefícios. Tivemos um feedback muito positivo dos colaboradores, pois o sistema facilitou  follow-up de todos os envolvidos no processo, proporcionando mais controle e autonomia na gestão das ideias geradas”.

A supervisora de Qualidade da Hyundai, Fernanda Zucoloto, comenta:

“Os controles eram feitos em planilhas e algumas etapas do processo dependiam de coleta manual de assinaturas, impossibilitando a gestão automática de prazos e responsabilidades, e ocasionando perdas de informações”.

“As sugestões que eram controladas em planilhas paralelas, e com follow-ups realizados por e-mail, foram centralizadas em um portal repleto de informações úteis e totalmente customizável, com lembretes automáticos, possibilitando que nossos colaboradores registrem e acompanhem suas sugestões de forma simples e rápida, além de resgatarem seus pontos, em poucos cliques”. 

“Isso facilitou muito a execução do fluxo e o gerenciamento eficaz das informações pela liderança, proporcionando um planejamento de ações mais focado e objetivo”.