TÊXTIL

Equipe da UFSC Blumenau conquista segundo lugar no Desafio Moda Amanhã

09/12/2021 15:00:00

Equipe da UFSC Blumenau conquista segundo lugar no Desafio Moda Amanhã
Foto: Gabriela Lavrati

A equipe da UFSC Blumenau ficou em segundo lugar no Desafio Moda Amanhã, iniciativa da plataforma Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que estimula a inovação e o pensamento crítico através da colaboração e da conexão entre a indústria criativa de Santa Catarina e as universidades. 

A competição reuniu 14 instituições de ensino de todo o estado.

O resultado final foi divulgado no último sábado, em Balneário Camboriú, durante o encerramento do programa.

O Campus Blumenau da UFSC foi representado pelas alunas do curso de Engenharia Têxtil Caroline Habitzreuter, Gabriela Lavrati, Gabriela Simon e Priscila Faiad Carvalho.

A coordenação foi da professora Grazyella Cristina Oliveira de Aguiar.

O Desafio Moda Amanhã teve início em junho e contou com quatro etapas. 

Em cada uma delas, as equipes tinham que apresentar soluções para desafios de inovação propostos pelas empresas associadas participantes, com a mentoria de profissionais da área. 

Segundo o SCMC, a solução apresentada pela equipe da UFSC Blumenau na primeira etapa do desafio já está sendo implementada.

A estudante Gabriela Simon relata que o desafio mostrou ao grupo o que é realmente trabalhar em equipe:

“O contato com as empresas nos proporcionou uma visão realista de como é o mercado de trabalho, além de nos oferecer representantes que sanavam todas as dúvidas, e nos auxiliavam em todas as ideias, se eram viáveis e realistas, bem como inovadoras e criativas”.

Gabriela avalia que a segunda colocação no desafio, com uma nota de apenas 0,14 de diferença da primeira, é o reconhecimento do esforço da equipe:

“Todas nós do grupo demos o nosso melhor em cada etapa do desafio e crescemos muito profissionalmente e pessoalmente". 

"Além de aprender a trabalhar em grupo, tivemos a oportunidade de estar indiretamente dentro de uma empresa. Foi uma experiência incrível e inesquecível”.

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br