INDÚSTRIA

BMW em Araquari atinge marca de 70 mil veículos produzidos e R$ 1,3 bi de investimentos em SC

13/12/2021 11:00:00

BMW em Araquari atinge marca de 70 mil veículos produzidos e R$ 1,3 bi de investimentos em SC
Ricardo Santin, diretor de montagem da BMW em Araquari (Foto: divulgação Fiesc)

A fábrica da BMW em Araquari atingiu em 2021 a marca de 70 mil veículos produzidos desde o início das suas operações no estado em 2014. 

A informação foi apresentada pelo diretor de montagem da fábrica, Ricardo Santin

Ele participou da reunião conjunta da Câmara Automotiva da FIESC e do Sindipeças-SC, realizada na última sexta-feira (10), em Florianópolis. 

A planta, localizada no norte catarinense, tem capacidade instalada para produzir 32 mil veículos por ano, em dois turnos. 

Segundo Santin, esse ano a estimativa é atingir a marca de 10 mil veículos produzidos, trabalhando em um turno de operação.

Ricardo ainda comentou que o Grupo BMW já investiu mais de R$ 1,3 bilhão na planta.

Recentemente, a empresa anunciou novos aportes. 

Segundo comunicado da companhia, emitido em novembro, serão investidos cerca de R$ 500 milhões nos próximos três anos

O diretor da BMW também chamou a atenção para as mudanças que o setor vem passando e disse que, em âmbito global, a companhia prevê ampliar as ações em eletrificação, digitalização e interface cada vez maior dos produtos com o consumidor:

“Temos uma meta de aumentar até 2025 o número de veículos eletrificados no mercado. Nos últimos anos, nossas grandes  fábricas passaram por grandes atualizações para permitir essa aplicação de veículos híbridos e 100% elétricos”.

Ele também disse que a partir de 2025 virá uma nova arquitetura dos carros, com total integração às plataformas elétricas:

“Esperamos mudanças significativas no conceito do veículo como um todo em relação ao que conhecemos hoje em dia. Cada vez mais os carros terão menos botões, menos comandos e muito mais digitalização e comando de voz, materiais diferenciados e reciclados. A questão da economia circular estará cada vez mais nos produtos”. 

Ainda na reunião, o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), Dan Ioschpe, comentou:

“A falta de componentes, principalmente de semicondutores no mercado mundial, tem afetado o setor. Mundialmente estamos falando de uma perda de 10% a 15% da produção mundial de veículos que ficou para trás”.

"No caso brasileiro, não é muito diferente. A estatística vai ficar razoavelmente parecida. Em 2022, é provável que vamos avançar na produção em relação a 2020 e 2021, mas não vamos nos aproximar de 2019. Contudo, podemos avançar significativamente, desde que a gente não tenha surpresas”. 

 

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