EMPRESAS

Com aporte de R$ 7 milhões, imobles mira na atração de talentos com Soft Skills

14/12/2021 09:00:00

Com aporte de R$ 7 milhões, imobles mira na atração de talentos com Soft Skills

Após o aporte de R$ 7 milhões em uma rodada de investimento Seed liderada pela americana FEBA CAPITAL, com participação do fundo catarinense Terracotta Ventures, a imobles, que possui base tecnológica em Florianópolis, vai abrir cerca de 30 vagas ainda no primeiro trimestre de 2022.

A proptech vai buscar talentos em tecnologia, marketing, inside sales, além do fortalecimento da área de recursos humanos. 

De acordo com Ronal Balena, CEO e cofundador da imobles, a empresa nasceu com DNA voltado a valorizar Soft Skills, algo comum em empresas de alta performance nos dias de hoje. 

A startup tem o propósito de fortalecer no Brasil o papel do Buyer's Agent, uma espécie de consultor de compras, que atua exclusivamente do lado de quem pretende comprar um imóvel. 

De acordo com Ronal, o mercado imobiliário brasileiro segue um modelo em que prevalecem os interesses de quem irá vender o imóvel. 

Sem um serviço que represente exclusivamente os seus objetivos, o comprador de imóvel no Brasil se vê obrigado a percorrer a jornada de compra com profissionais ou empresas cujo interesse principal não é ajudar a comprar, e sim vender imóveis. 

CULTURA ORGANIZACIONAL DA IMOBLES 

Entre os pilares da cultura da startup estão a busca por desenvolvimento e aprendizagem  contínua, transparência total e autonomia. 

Nas equipes de tecnologia e marketing, parte dos colaboradores trabalha de forma remota e outra parte trabalha presencialmente no escritório de Florianópolis.

A equipe conta atualmente com cerca de 30 profissionais e opera em regime de inside sales, metodologia que permite atender clientes via chamadas por conferência. 

A partir do aporte recebido, a startup pretende ampliar sua atuação, que atualmente está concentrada em Goiânia, para outras cinco cidades nos próximos dois anos, mantendo a base tecnológica sediada em Florianópolis. 

As novas vagas de trabalho da imobles serão abertas no primeiro trimestre de 2022.

Os interessados em fazer parte desse time já podem encaminhar currículos para o banco de talentos da empresa.

Para Anatana Wachholz, primeira colaboradora da imobles, poder acompanhar de perto e crescer com a empresa é uma experiência única:

“Quando eu entrei em 2019, ainda como estagiária, éramos só eu e os sócios fundadores e muita vontade de fazer acontecer". 

"É incrível ver como a empresa expandiu, formou suas áreas em um ritmo acelerado, aprendendo muito e com muita gente boa!”. 

“A presença de lideranças experientes no dia a dia da imobles é um diferencial tanto para o sucesso da empresa, quanto para o desenvolvimento dos colaboradores”. 

“Além de trabalhar com propósito, aqui dentro a gente aprende muito porque os fundadores vivem a rotina junto com o time, dando feedbacks e insights para evoluirmos como profissionais”.

O modelo de Buyer's Agent chega para pôr fim ao conflito de interesses entre compradores e vendedores. Para Ronal, o modelo tem grande apelo  para o brasileiro, que pode contar com um especialista dedicado no momento da compra:

“Acreditamos no poder desse modelo de atendimento porque, além de trabalhar exclusivamente para quem quer comprar um imóvel, o consultor também tem uma ampla estrutura tecnológica de ferramentas para garantir a melhor experiência de compra para o cliente". 

"Dessa forma, os consultores podem se dedicar ao comprador durante toda a jornada de compra, desde a consideração até a assinatura do contrato, outro diferencial importante da atuação da imobles”.

Nos primeiros anos de atividade, a imobles pôde comprovar a receptividade no modelo de Buyer's Agent pelo índice de satisfação dos clientes (NPS), que superou as notas de marcas icônicas como Apple e Amazon:

“Em 2021 nosso NPS - que mede a satisfação dos clientes - atingiu a nota de 93. Para os próximos meses, a ideia é levar a plataforma para mais cinco cidades, e fortalecer a estrutura interna com a formação do time para 2022”.

De acordo com Bruno Loreto, Managing Partner da Terracotta Ventures - empresa de venture capital especializada em startups voltadas à cadeia da construção civil e ao mercado imobiliário -, a digitalização da jornada de compra do imóvel foi uma das tendências aceleradas pela pandemia e veio para ficar:

“As plataformas digitais surgiram para melhorar essa jornada, mas ainda se concentram apenas em poucos grandes centros". 

“Além disso, quem vai comprar um imóvel, ainda precisa acessar várias plataformas para encontrar a propriedade ideal”. 

"A imobles é a melhor oportunidade para mudar isso e ajudar o cliente a ter alguém trabalhando por ele, por meio de uma jornada mais eficiente, baseada em tecnologia,  centrada no comprador, e mirando nos brasileiros de todo o Brasil".