Golpes

Como se proteger dos golpes mais comuns neste fim de ano

21/12/2021 17:30:00

Saiba mais

Como se proteger dos golpes mais comuns neste fim de ano

Alguns dos principais golpes aplicados no fim de ano – e como se proteger deles

Golpista: “Oi, tudo bem? Eu trabalho em uma ONG e estamos arrecadando doações para este fim de ano. Posso contar com você para nos ajudar?”.

Sinal vermelho: Não faça nenhuma doação sem antes procurar pelos canais oficiais da ONG. Dificilmente essas instituições mandam mensagens privadas para arrecadar dinheiro.

Golpista: “Eu falo aqui da cooperativa/banco X. O que acha de quitar aquela dívida com 80% de desconto?”

Sinal vermelho: Desconfie de ofertas tentadoras sem a confirmação de dados. O ideal é entrar em contato diretamente com a sua cooperativa/banco e confirmar se o contato é real.

Golpista: “Já pensou em comprar um pacote de férias de fim de ano por um preço imperdível? Podemos te oferecer 5 diárias gratuitas se fechar conosco agora!”

Sinal vermelho: Pesquise a empresa que está ofertando o serviço antes de fechar qualquer negócio

 

Dicas de segurança

Toda instituição financeira, inclusive a cooperativa/bancos, possui canais oficiais, como site, Instagram, Facebook, etc. 

Se informe sobre que canais são estes e siga apenas aqueles que são reais;


Não é comum que instituições financeiras ofereçam pacotes de viagens ou façam outros tipos de promoções e concursos. Na dúvida, não clique em link suspeitos;
Também não é comum que instituições financeiras solicitem atualização cadastral ou senhas via WhatsApp ou ligação telefônica. Não compartilhe estes dados, ok?
É importante manter seu antivírus atualizado no computador e celular. Procure manter seus apps também atualizados e, se puder, ative a confirmação em duas etapas.
Identifiquei o golpe, e agora?

O melhor a fazer é não responder. Ignore a mensagem ou, em caso de ligação, desligue imediatamente;
Comunique a instituição financeira/empresa;
Com a confirmação de que é um golpe, denuncie e bloqueie o número ou perfil.
E se eu cair no golpe?

Procure os canais oficiais da instituição financeira/empresa e relate o acontecimento.

Em caso de golpes mais sofisticados com vírus, malwares, etc., você deverá procurar assistência técnica e verificar seu computador ou aparelho de celular.

Agora que você está por dentro dos principais golpes aplicados nesta temporada, é só relaxar e aproveitar o período de festas!