INOVAÇÃO

Operações no Ágora Tech Park, em Joinville, crescem 147% em 2021

24/01/2022 12:00:00

Operações no Ágora Tech Park, em Joinville, crescem 147% em 2021

O Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado no Perini Business Park, em Joinville, inicia 2022 com 94 operações.

Trata-se de um crescimento de 147,3% frente a janeiro do ano passado, quando haviam 38 empresas e instituições instaladas. 

A expansão foi puxada pelos novos prédios inaugurados em março passado, quando o Ágora completou dois anos de atividade no ecossistema de inovação do Norte catarinense.

Um dos prédios que iniciaram as operações em 2021, o Ágora MOB, conta com 27 empresas, em um mix de serviços que vão de operações gastronômicas, startups, desenvolvedoras de hardware e negócios consolidados que investiram em espaços e laboratórios de inovação, como Avell, Rogga Empreendimentos, Sanhkya e Transfeera,  entre outras. 

No ano passado, também foram inaugurados ambientes de tecnologia para saúde, como a farmácia inteligente do grupo Clamed e a Smart Clinic oftalmológica mantida pelo Grupo Opty e o Hospital Sadalla Amin Ghanem - outra instituição da cidade, o Hospital Dona Helena, terá um escritório de inovação no Ágora.

O primeiro prédio, Ágora Hub, faz parte da Rede Catarinense de Centros de Inovação e concentra entidades como ACATE, FIESC, Sebrae, Joinvalle, além da incubadora Softville Ágora, o coworking Ágora Share e empresas do setor de serviços e tecnologia. 

Ao todo, são 32 operações - com ocupação total. 

A perspectiva é que seja anunciado ainda em 2022 o projeto de um novo prédio para o complexo tecnológico - no roadmap estão previstos oito prédios em funcionamento nos próximos seis anos. 

Também iniciou as operações em 2021 o Ágora DAT, investimento privado de cerca de US$ 10 milhões da Armazém Cloud, que resultou no mais moderno datacenter do Sul do país - e o primeiro a obter certificações TIER III em design e facility, com centro de monitoramento de ciberataques em tempo real. 

PARCERIA COM UNIVERSIDADES E ESPAÇO DE APRENDIZADO 

Entre as prioridades do parque em 2022 está o fortalecimento da conexão com as universidades locais. 

O campus Joinville da UFSC é uma das instituições fundadoras do Ágora Tech Park, localizada ao lado dos demais três prédios, mas serão formalizadas parcerias com outras entidades de ensino, como a Univille/Inovaparq, UDESC e Católica. 

Em fevereiro, será lançado um programa de imersão e desenvolvimento para professores universitários interessados em atuar em conjunto com o setor de tecnologia e inovação.  

Mas há perspectiva de expandir a conexão acadêmica com outras regiões de SC, como o termo de cooperação entre Ágora e Pollen Parque Tecnológico, de Chapecó, assinado em outubro passado e que representou uma conexão entre os ecossistemas de inovação do Norte e do Oeste catarinense.

Marcelo Hack, CEO do Grupo Perini na América Latina, que administra o parque tecnológico, avalia:

“O Ágora foi concebido com o propósito de ser um agregador, um conector do ecossistema de tecnologia e inovação da região". 

"Em menos de três anos, agregamos quase 100 operações distintas e complementares que geram oportunidades para um crescimento exponencial de novos negócios: de entidades fortes à universidade federal, empresas estabelecidas e laboratórios de inovação. Estamos consolidando um modelo de cocriação que ainda está no começo da jornada”.

Ricardo Fantinelli, coordenador de Inovação do Ágora, antecipa:

“Esse crescimento ao longo do ano se deu pela capilaridade e a força das conexões que se criam no ambiente do parque". 

"O próximo passo, em paralelo à expansão das operações e da atração de empresas e projetos de inovação, é trabalhar também a conexão da sociedade e das universidades com o ambiente de tecnologia".