SCMC

SCMC amplia time e elege nova diretoria ao completar 17 anos

31/01/2022 18:00:00

A nova diretoria foi eleita em assembleia neste sábado, 29 de janeiro, em Balneário Camboriú.

SCMC amplia time e elege nova diretoria ao completar 17 anos
Fernando Siebert, sócio proprietário da Coratex, assumiu a presidência do SCMC

Em 2005, um grupo de empresários catarinenses resolveu atuar de forma colaborativa, por compreender que a melhor forma de merecer o futuro é criá-lo no presente. 

Assim nasceu o SCMC, que originalmente chamava-se Santa Catarina Moda Contemporânea.

Posteriormente, a palavra Contemporânea foi trocada por Cultura diante do novo posicionamento assumido pela instituição.

Fundado em janeiro de 2005, o movimento comemora seu 17º ano em 2022, e permanece atuante como testemunha ocular dos desafios da indústria catarinense nestas últimas décadas.

No último sábado (29), a nova diretoria do SCMC tomou posse, tendo por presidente o empresário Fernando Siebert, sócio proprietário da Coratex, associada a plataforma desde 2015, sendo a primeira indústria química do grupo. 

Para Fernando assumir a presidência da plataforma é uma grande satisfação:

"Nesse momento, em que o SCMC está no auge dos seus 17 anos, fazer parte da presidência do movimento que a cada dia fica mais relevante dentro do estado de Santa Catarina é muito gratificante".

A vice presidência será ocupada por Elizabeth Brandes, diretora comercial e marketing da Brandili, marca de roupa infantil com mais de 54 anos de história e associada ao SCMC desde 2020, e que passou o último mandato como diretora financeira. 

Elizabeth destaca que “O nosso objetivo é dar continuidade nesta nova gestão na construção com nossas empresas associadas, entidades de ensino, estudantes, professores e organizações parceiras, um verdadeiro ecossistema que visa perenidade com inovação e sustentabilidade da indústria catarinense, fortalecendo as relações que geram e compartilham valor, através da nossa maior paixão: pessoas".

Tálita Forlin Rincaweski, head de Negócios do Grupo Marlan, assume a posição de diretora financeira e afirma que "O SCMC é uma iniciativa que conecta a indústria a educação, e traz oportunidades para todo Estado, como designer e como partícipe da indústria da moda, espero contribuir e aprender muito com todos que fazem parte da plataforma. E que eu possa construir uma linda história nessa nova diretoria".

O Grupo Marlan é associado à plataforma desde 2019. Empresa de Guaramirim que está há 33 anos no mercado focado em moda infantil. 

MODA AMANHÃ

Um dos programas que ganhará ainda mais força em 2022 é o Moda Amanhã, que está em sua terceira edição.

O Moda Amanhã é uma iniciativa do SCMC que estimula a inovação e o pensamento crítico através da colaboração e conexão entre a indústria e as universidades. 

Para coordenar as atividades, articulando parcerias com as entidades de ensino, professores, estudantes e parceiros, o SCMC contará novamente com Rodrigo Zen

Rodrigo é especialista em pesquisa, identificação e aplicação de tendências de comportamento, moda, consumo e design para desenvolvimento de produto, e também atua como professor universitário. 

Este ano, Rodrigo irá coordenar também o Lab Cria, onde 10 estudantes serão selecionados para participar de uma imersão criativa, afim de repensar os projetos e produtos das nossas indústrias.

O SCMC convidou Walmor Correa, artista plástico catarinense, norteado pela interação entre arte e ciência.

Walmor compartilhou com os empresários um pouco da sua história, sua habilidade em desenhar seres fantásticos e seu olhar para o mundo.

Trouxe duas obras físicas para que todos os convidados pudessem apreciar de perto o seu trabalho.

No momento, suas obras estão em exposição, no recém-inaugurado hotel Rosewood São Paulo. 

O Colabora Moda Sustentável, movimento que atua desde 2017 para articular a mudança no setor também esteve presente no evento. A diretora Lucilene Danciguer compartilhou o propósito do movimento, bem como as recomendações para a moda sustentável. 

Desde sempre o SCMC acredita na força de Santa Catarina como um estado que se diferencia por sua multiculturalidade. 

Esse ano, as imersões que serão ofertadas as associadas visam valorizar o design, a cultura, a gastronomia, as belezas naturais, os polos tecnológicos e tudo que compõe a economia criativa tão importante para o PIB do estado e do Brasil.

Dos destinos que estão na rota, vale destacar Urubici - o desenvolvimento de negócio da indústria do vinho; o setor moveleiro no Planalto Norte em São Bento do Sul, e o centro de tecnologia de Florianópolis. 

Também devem ocorrer missões internacionais no segundo semestre, com o objetivo de conhecer o ecossistema da moda no Uruguai.

O SCMC segue buscando novas associadas.

Para conhecer mais, acesse as redes sociais do movimento:

Instagram: @scmodaecultura

Facebook: https://www.facebook.com/scmodaecultura

Site: www.scmc.com.br

 

SANTA CATARINA MODA E CULTURA

Somos uma Plataforma Colaborativa criada em 2005 por empresários catarinenses com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Andritex, Audaces, Beagle, Blumenau Iluminação, Brandili, Brasil Botões, Censi Máquinas, Cia. Hering, Círculo, Coratex, Dalila Têxtil, Delta Máquinas, Diklatex, Dois Rios, Fakini, Fundação Hermann Hering, Gerson Otto, Grupo Cristina, Grupo Kamylus, Grupo Malwee, Grupo Marlan, Grupo Romitex, HI Etiquetas, Karsten, Keiser Moda Íntima, Latina Têxtil, Meias LOA, Marisol, Oceano Surf Wear, ONDM, Tecnoblu, Todolivro, Tony Fun, TêxtilLab e TRTêxtil.

Instituições de ensino parceiras: Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.

Apoiadores - Fiesc-Senai, Tex Brasil, Abit e Apex Brasil.

Parceiros - Fundação Fritz Muller, Sintex, Acib, Assintecal, e Sebrae.

Saiba mais sobre nós. Venha nos conhecer. Participe!

www.scmc.com.br