TECNOLOGIA

Outsourcing é solução para demanda por mão de obra qualificada no setor de tecnologia

07/02/2022 13:00:00

Outsourcing é solução para demanda por mão de obra qualificada no setor de tecnologia

Com projeção de gerar 800 mil empregos no país até 2025, segundo pesquisa da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), o setor de tecnologia tem como desafio a falta de mão de obra qualificada. 

Para atender essa demanda, empresas estão apostando no serviço de outsourcing.

A solução se baseia na seleção e alocação de profissionais qualificados para negócios que buscam desenvolver a área de tecnologia. 

Em 2020, por exemplo, com o surgimento da pandemia do coronavírus, a Lyncas, de Jaraguá do Sul, fechou parceria com a Selbetti, de Joinville.

A empresa, até então especializada em outsourcing de TI e de impressão, viu no momento de crise a oportunidade de ampliar a estrutura e lançou um projeto audacioso: em um ano e meio, construir uma plataforma em nuvem única, 100% nacional, com diversos módulos e soluções de documentos, impressão, automatização de processos e assinatura eletrônica digital. 

Para alcançar essa meta, a equipe da Selbetti precisava incorporar cerca de 50 profissionais. 

Ele ainda enfatiza que o investimento em outsourcing deve ser visto como um movimento estratégico. 

A iniciativa busca que as equipes internas se concentrem nas tarefas centrais e as equipes alocadas criem potencial para que a organização enfrente mais facilmente as mudanças do mercado.

O coordenador de TI da Selbetti, Rafael Brych, explica:

"Como já estávamos em contato com a Lyncas, escolhemos a empresa para terceirizar nossa mão de obra. Esse é um processo que exige confiança e bom relacionamento e sentimos isso com eles”.

Conforme o coordenador, outros dois fatores também foram fundamentais para a parceria. Primeiro, promover o fomento do ecossistema de tecnologia na região e, segundo, o comprometimento da Lyncas, que envolve desde a seleção de profissionais qualificados, alinhados à cultura da Selbetti, até o acompanhamento diário do trabalho desenvolvido por eles:

“Hoje, não existe diferença em quem é terceirizado ou contratado direto, todos formam uma ótima equipe. A Lyncas entendeu nossa necessidade com rapidez e responsabilidade e apoiou nosso projeto. O outsourcing foi essencial para a conclusão da plataforma Satelitti”.

O CEO da Lyncas, Cleyton Hort, observa que, buscando profissionais de alta qualidade e expertise técnica, foi possível gerar um volume de entregas expressivo para a empresa joinvilense:

“Acompanhamos o cliente na aceleração do processo de transformação digital e no roadmap da evolução de produtos importantes para essa jornada, onde a Selbetti saiu da fase on-premisse de venda de software e foi para a etapa de software como serviço, conceito mais atual do mercado”.