EDUCAÇÃO

Univali está entre as melhores universidades da AL em ranking que avalia a produção na web

09/02/2022 10:00:00

Univali está entre as melhores universidades da AL em ranking que avalia a produção na web

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está entre as 250 melhores universidades da América Latina em presença acadêmica na internet de acordo com o Webometrics Ranking of World Universities

A pesquisa é realizada pelo Cybermetrics Lab, grupo que pertence ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), maior organismo público de pesquisa da Espanha.

O Webometrics of Universities está na 19ª edição.

Reúne dados sobre universidades de 200 países. 

O estudo avaliou mais de 31 mil universidades em todo o mundo e 1.285 instituições brasileiras.

O objetivo do ranking é reconhecer a presença acadêmica na web, apoiando as iniciativas de acesso aberto para aumentar a transferência do conhecimento científico e cultural gerados pelas universidades para toda a sociedade. 

A pesquisa avalia o desempenho global das universidades, levando em consideração suas atividades, resultados, relevância e impacto.

Por meio de um amplo levantamento e checagem de informações, as universidades são avaliadas segundo indicadores de internet (webométricos) e de pesquisa (bibliométricos). 

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, declara:

“Começar o ano com o reconhecimento de nosso trabalho no Webometrics of Universities nos motiva a seguir investindo na qualidade de nossas pesquisas e incentivando nossos pesquisadores a terem uma presença digital que reflita sua excelência acadêmica". 

"Receber o reconhecimento da comunidade científica internacional no que se refere à visibilidade, excelência e transparência do conteúdo que produzimos nos enche de orgulho”.