INDÚSTRIA TÊXTIL

Altenburg completa 100 anos; Conheça a história da empresa catarinense

22/02/2022 12:30:00

Altenburg completa 100 anos; Conheça a história da empresa catarinense

A Altenburg completa 100 anos no próximo dia 25 de fevereiro. 

A empresa surgiu a partir de uma história de empreendedorismo, que nasceu da necessidade para o sustento de uma família. 

Em 1922, Johanna Altenburg, viúva, iniciava em sua residência, na cidade de Blumenau, a produção artesanal de acolchoados. 

De suas mãos, nasceu os primeiros acolchoados e travesseiros confeccionados com algodão, lã de carneiro e penas de ganso. 

Atendendo a pequenas encomendas, o zelo de Johanna conquistou a comunidade do entorno. 

A qualidade dos acolchoados persistiu no pós-guerra, quando a pequena fábrica fundada em Blumenau ganhou um novo impulso. 

Em 1946, seu filho Arno assumiu o empreendimento, ao lado de sua esposa Anna

Com o objetivo de impulsionar o crescimento da empresa, que ganhava espaço no sul e sudeste do país, o jovem casal realizou as primeiras ampliações do parque fabril, adquiriu maquinário especializado e, em 1969 inaugurou a primeira loja, anexa ao parque fabril existente na época.

A partir de 1970, Rui Altenburg, o filho mais jovem de Arno e Anna, iniciou a jornada de ampliar o negócio e perenizar o legado de sua família. 

A inovação e a busca por novos produtos sempre foram predominantes em sua gestão. 

Rui relembra que a Altenburg foi a primeira empresa a trazer ao Brasil roupas de cama com tratamento Easy Care, que dispensam a utilização do ferro de passar. 

A empresa também foi ganhadora de um importante prêmio nacional de sustentabilidade em 2010 com o lançamento do travesseiro Ecofriendly, com recheio de fibras derivadas de garrafas PET. 

Atualmente se utiliza mais de 150 milhões de garrafas PET na produção de travesseiros, edredons e também na fabricação de painéis termo acústicos, produtos importantes para inovação e sustentabilidade das construções. 

Neste ramo de construção civil o grupo atua com a marca Ecofiber, que também atende o mercado moveleiro.

A persistência e o desprendimento para ousar sempre foram os combustíveis que moveram as ações do presidente da empresa. 

Contrariando todos os movimentos do mercado, a Altenburg modernizou a linha de produção e diversificou o portfólio de produtos. 

Esse investimento assertivo teve como primeiro grande marco a aquisição de duas novas Unidades, instaladas às margens da BR 470, na cidade de Blumenau. 

A Unidade I foi adquirida em 1986 e a Unidade II, que concentra em seu espaço o primeiro Outlet da marca, entrou em operação no ano de 2002.  

Quando Arno e Anna confiaram a administração da Altenburg à terceira geração da família, Rui somava pouco mais de vinte anos de idade.

Apesar de jovem, conhecia o negócio como ninguém, pois cresceu dentro da fábrica. 

Semelhante a Rui, seus filhos que representam a quarta geração da família cresceram acompanhando os grandes marcos da fábrica. 

A criação de uma holding de negócios no ano de 2004 anunciava o início da trajetória profissional constituída por Danielle, Tiago e Gabriel

Tiago assumiu a Área de Projetos em 2007, após conclusão da sua formação em Engenharia Industrial Têxtil no SENAI-Cetiqt (RJ). 

Em 2009 foi a vez de Danielle, recém-chegada da Itália onde estudou gestão de marcas e moda. 

A primogênita de Rui dirigiu o projeto de criação da primeira Altenburg Store em São Paulo, iniciando o sonho de ampliar a rede de lojas. 

Seguindo o caminho traçado pelos irmãos, Gabriel ingressou em um projeto de trainee em 2010, tendo a oportunidade de conhecer de perto e atuar em todos os setores da empresa. 

Atualmente cuida do programa “Bem mais Sustentável”, projeto que visa agrupar as iniciativas de sustentabilidade da empresa alinhadas ao propósito de ampliar o bem-estar na vida das pessoas. 

Nestes últimos 15 anos, em que pai e filhos administram o negócio, a Altenburg deixou de ser somente uma indústria para atuar também no varejo. 

Atualmente são 14 lojas próprias e a marca está presente em mais de 10 mil pontos de venda por todos os estados brasileiros.

O neto de Johanna anunciou que já tem o nome do seu sucessor e que já vem o preparando há 15 anos. 

Tiago Altenburg será o novo presidente da companhia e deve assumir durante o ano de 2022.

Com a mudança, Rui passará a presidir o Conselho Consultivo. 

Rui Altenburg comenta:

“Inicialmente só fabricávamos acolchoados, que são os edredons de hoje. A produção era muito sazonal no inverno. Lógico que também fabricávamos travesseiros, mas não para comercializar em grande escala". 

“Para conseguir nivelar o faturamento foi preciso investir, inovar, trazer ao mercado colchas e artigos leves que também pudessem ser usados em outras estações do ano”. 

“A partir disso, passamos a ter uma fabricação mais intensa de travesseiros. Primeiramente de travesseiros de algodão, depois entramos com o travesseiro de fibras sintéticas e com isso já conseguimos maior equilíbrio”. 

"Depois nós iniciamos com as roupas de cama e agora a mais de uma década com a coleção de toalhas de banho também”.

Tiago Altenburg diz:

“A sucessão não é um evento, mas um processo, e tivemos tempo de construir uma relação diferente dentro da empresa". 

“Dentre as prioridades da nova gestão destaca-se: desenvolver novas lideranças, ampliar a automação e digitalização de processos, aumentar a inovação em produtos e ampliar a nossa rede de lojas”. 

"Nestes 15 anos de Altenburg aprendi que cada coisa acontece ao seu tempo. Paciência e resiliência são características importantes para ser um continuador e perpetuar o legado do meu pai, avós e bisavó”.

Mirando no futuro, Tiago avalia com otimismo o cenário atual:

“São muitos os desafios e estamos preparados. Acredito firmemente em nosso propósito e sua conexão com o novo consumidor, mais conectado e ávido por produtos que proporcionem experiências positivas; Isso tudo, com respaldo financeiro". 

“Nos últimos anos temos registrado um crescimento na ordem de 10 a 15%, a receita anual do grupo ultrapassou os 610 milhões em 2021”. 

"Existe um estudo para ampliação da rede de lojas, bem como trabalhamos num e-commerce B2B, com a solidez de mais de 10 anos da nossa operação do B2C”. 

O continuador, como Rui prefere chamar o seu sucessor, diz que o maior desafio será mesclar a avidez da juventude com o legado e sonhos que Rui Altenburg deixará para futuras implementações:

“Além disso, a internacionalização da marca, que hoje já exporta para mais de 30 países, é um dos grandes passos a médio prazo”.