TECNOLOGIA

Feira de oportunidades visa conectar talentos femininos com o setor de tecnologia

04/03/2022 09:00:00

Feira de oportunidades visa conectar talentos femininos com o setor de tecnologia

Na semana do Dia Internacional da Mulher, o grupo temático Mulheres ACATE, em parceria com o projeto social Prototipando a Quebrada (PAQ), realiza uma feira de oportunidades que promete conectar dez jovens talentos femininos, de 14 a 18 anos, ao mercado de trabalho. 

A feira de oportunidades será realizada no dia 9 de março.

Visa fortalecer o protagonismo de mulheres e meninas no setor de tecnologia de Santa Catarina. 

Atualmente, o ecossistema de inovação catarinense é o quarto maior do Brasil em número de colaboradores (67,8 mil trabalhadores em 2019) e sexto em número de negócios (17.720 empreendimentos ativos).

Entretanto, quando se trata da participação por gênero no setor, menos da metade dos colaboradores (43%) e apenas 22,8% do total de empreendedores são mulheres. 

É o que apontam os dados do Tech Report 2021 — um estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a empresa Neoway, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

A Feira de Oportunidades será um espaço para dar visibilidade a meninas que estão se capacitando e buscando sua primeira oportunidade de emprego. 

A estratégia é permitir que as estudantes do PAQ se apresentem para vagas abertas de estágio e Menor Aprendiz. 

Empresas interessadas em ter seus ambientes de trabalho mais diversos podem contactar o Mulheres ACATE até o dia 7 de março, através do e-mail [email protected].

#SouMulherACATE

A Feira de Oportunidades será realizada dentro do #SouMulherACATE, uma série de três eventos que serão realizados em 2022. 

O primeiro, no dia 09 de março, celebra o Dia Internacional da Mulher e traz discussões em torno de tópicos importantes da vida contemporânea feminina: comportamento, desenvolvimento e networking.

Na programação, as meninas do PAQ terão um espaço de 30 minutos para apresentarem seus trabalhos e, logo após, ficarão à disposição das empresas que quiserem conversar sobre vagas.

O #SouMulherACATE será transmitido ao vivo pelo canal da ACATE no YouTube. 

Clique aqui e inscreva-se. 

O evento tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, Rede de Inovação e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Betina Zanetti, diretora do Mulheres ACATE, afirma:

“Santa Catarina é reconhecida por ter um ecossistema referência em nosso país. Queremos mostrar o quanto também somos preparados no que tange à presença feminina no universo da tecnologia”.

“Esta é a nossa forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher: inspirar e engajar mais mulheres para o setor de tecnologia, onde estarão grandes oportunidades de trabalho no futuro”.

Bruna Sartori, vice-coordenadora do comitê, explica:

“O Mulheres ACATE, por meio de seu comitê +Oportunidades, tem justamente esse objetivo de conectar duas pontas importantes do ecossistema, talentos e empresas, que talvez nunca se conectariam de forma orgânica, a fim de gerar uma mudança no ecossistema de Santa Catarina”.

Cássia Liandra, coordenadora de eventos do grupo, completa que essa feira representa um olhar para o futuro:

“É a diversidade que buscamos tanto atingir, em forma de ação. Queremos que as empresas de tecnologia passem a enxergar as mulheres e meninas com outros olhos, e esperamos que esse tipo de iniciativa se espalhe por todo o Estado”.