COOPERATIVISMO

Presidente da Confebras, Moacir Krambeck, assume coordenação do CECO

10/05/2022 09:00:00

Presidente da Confebras, Moacir Krambeck, assume coordenação do CECO

O presidente da Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito (Confebras), Moacir Krambeck, que também é presidente do Sistema Ailos, assumiu no último dia 27/4, a coordenação do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito do Sistema OCB (CECO). A cerimônia foi realizada em Brasília (DF), na Casa do Cooperativismo, durante a reunião plenária da entidade, e reuniu lideranças cooperativistas e autoridades políticas.

O CECO é responsável por liderar as discussões e encaminhamentos dos temas de interesse do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Composto por representantes do Sicredi, Sicoob, Cresol, Unicred e da Confebras, o órgão consultivo cooperativista foi criado em 1992 e, desde então, todas as decisões da OCB relacionadas ao ramo crédito são baseadas nas orientações desse Conselho.

Moacir Krambeck ocupará a função de coordenador do CECO até 2024, no lugar de Marco Aurélio Almada, que conduziu as atividades nos dois últimos anos. Antes da posse do novo coordenador, foram apresentadas as principais conquistas da gestão 2020/2022, com destaque para os avanços legais e infralegais, além das ações de aprimoramento do ambiente relacional e operacional do SNCC.

Continuidade nos projetos

Em seu discurso, o presidente da Confebras destacou que, mesmo diante das adversidades dos últimos anos, o CECO avançou em pautas importantes como os esforços para a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP 27/2020), já aprovado na Câmara dos Deputados e atualmente em tramitação no Senado, e o importante trabalho realizado pelo Comitê de Intercooperação – coordenado pelo próprio Moacir Krambeck –, que tem buscado uma maior sinergia entres os diferentes sistemas cooperativos.

“No papel de coordenador, tenho a grande responsabilidade de levar à frente projetos em curso no CECO, como o suporte na correta interpretação do Ato Cooperativo, a aprovação da PLP 27 e a construção de novos instrumentos para o fortalecimento patrimonial das nossas cooperativas. Isso, além de manter nossa relação estreita junto ao Banco Central e aos nossos representantes na Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), que tanto nos auxiliam na defesa dos interesses do cooperativismo. Mas, acima de tudo, nossa missão é olhar sempre para os mais de 14 milhões de cooperados (11,9 Mi PF e 2,1 Mi PJ) que representamos. Os cooperados devem ser o nosso foco, pois é a eles que levaremos os benefícios do cooperativismo”, frisou Krambeck.

O evento foi conduzido pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e ainda contou com a participação do diretor de Regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Damaso, do presidente do Conselho de Administração do FGCoop, João Carlos Spenthof, e do deputado federal Domingos Sávio, vice-presidente da Frencoop.