TECNOLOGIA

Por que empresas tech escolhem o Vale Europeu?

29/06/2022 16:00:00

Por que empresas tech escolhem o Vale Europeu?

O Vale do Silício é reconhecido como polo de tecnologia mundial. Novas regiões no mundo despontam como espaços para investimento à inovação. Uma delas é o Vale Europeu no Brasil. 

Mas por que empresas tech escolhem o valeu europeu? As respostas você encontrará neste artigo. 

O MAIS FAMOSO VALE EM TECNOLOGIA 

A busca por inovações em tecnologia tem estimulado o desenvolvimento de regiões mundo afora. Uma das áreas mais famosas é o Vale do Silício.

A região, que está localizada na área da baía de São Francisco, nos Estados Unidos, se notabilizou por ter diversas das principais empresas mundiais de tecnologia. A região ficou famosa por esses empreendimentos destacarem-se pela produção de soluções tecnológicas em circuitos eletrônicos, tecnologia digital, eletrônica, entre outros serviços direcionados à alta tecnologia. 

O apelido de “silício” para essa faixa territorial, em que muitos municípios norte-americanos têm grandes empresas instaladas, é pelos trabalhos de pesquisa e produção de circuitos integrados de silício. 

Contudo, se o Vale do Silício ainda é o principal polo para alta tecnologia mundial, novos territórios ganham espaço como áreas para investimento de empresas e startups. Tanto em países da Europa quanto no Brasil. 

VALE EUROPEU NO BRASIL 

O estado de Santa Catarina tem uma região territorial que engloba 19 cidades no chamado Vale do Itajaí. Essa área de municípios é identificada como Vale Europeu porque a história, a cultura e as origens estão vinculadas à imigração italiana e alemã. 

E essa região não se destaca apenas pelas belezas naturais desses municípios. Mais do que a difusão das tradições culturais; a gastronomia diferenciada e as demais características que tornam o Vale Europeu uma região com alto potencial turístico no país, a tecnologia em inovação também se sobressai. 

Isso porque, nos últimos anos, entre os negócios desenvolvidos na região, tem se evidenciado também o empreendedorismo em tecnologia. Muitas empresas e startups têm se instalado nessas cidades e investindo nesse modelo de segmento econômico. 

Entre elas, a Mindera, que escolheu a cidade de Blumenau como sede de sua unidade no Brasil. 

MINDERA NO VALE EUROPEU 

A Mindera é uma empresa multinacional que atua com tecnologia da informação tendo foco na criação de softwares escaláveis de alta performance. A empresa também conta com uma cartela diversificada de soluções em TI, como fintechs, gamming, e-commerce, entre outros serviços. 

A escolha pela instalação em Blumenau, cidade que integra a faixa territorial do Vale Europeu catarinense, se deu pelo potencial que essas cidades têm para o segmento de tecnologia e empreendedorismo. Ou seja, assim como outras regiões do mundo, o Vale Europeu brasileiro poderá ser um polo, em breve, para o
desenvolvimento de tecnologias para o mundo. 

O executivo que representa a Mindera no Brasil, Fábio Jascone, ressalta que a empresa escolheu a região para sediar sua unidade brasileira pelo potencial estratégico em tecnologia. Além da possibilidade de contar com uma mão de obra ávida por atuar em empreendimentos que produzam soluções no segmento de TI. 

O executivo também destaca que muitas empresas já contam com suas unidades, com atuação na produção de tecnologias, baseadas no Vale Europeu, tais como a Philips, T-Systems, entre outras. Isso comprova o direcionamento de investimentos desse segmento para essa região de Santa Catarina. 

TECNOLOGIA PARA PROGRESSO ECONÔMICO E SOCIAL 

O investimento de empresas como a Mindera em regiões do país como o Vale Europeu pode determinar novos focos de desenvolvimento econômico e social fora dos grandes centros do país. A região do Vale Europeu é reconhecida pelas suas particularidades naturais, culturais e sociais, sendo um polo turístico. 

No entanto, a instalação de empresas e startups no Vale Europeu demonstra a visão global de consolidação de polos tecnológicos em países diversos. Novos polos têm surgido no que se refere à produção de soluções de TI. Um desses polos está na Europa, em Portugal. 

Esse país tem sido aclamado pelo desenvolvimento tecnológico em todo o mundo. Muitos empreendimentos, como startups e fintechs surgiram em Portugal, o que representa a aposta em fortalecimento da economia do país na produção de alta tecnologia. 

Fatores como um clima similar ao do Vale do Silício, belezas naturais e um espírito inovador e ousado do país que, historicamente, foi um desbravador marítimo, caracterizam os novos projetos que despontam em Portugal.

DE PORTUGAL PARA O VALE EUROPEU 

Se Portugal está sendo chamado de “Vale do Silício” europeu, por que os municípios de Santa Catarina não podem ser mais um polo tecnológico mundial? A resposta está na própria escolha de empresas multinacionais em sediar unidades no Vale Europeu catarinense.

A Mindera, que tem sua sede principal em Portugal, em cidades como Porto, Aveiro e Coimbra, também conta com escritórios internacionais no Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Romênia. Dessa forma, entre tantos destinos no globo, a multinacional optou por Blumenau por reconhecer o potencial da região. 

O Vale Europeu, que já conta com diversos empreendimentos na área de tecnologia, poderá crescer ainda mais. Muitas startups poderão ser abertas na região que já tem como característica um povo empreendedor. E essa perspectiva além de estimular ainda mais o desenvolvimento econômico da região, poderá representar um novo papel do Brasil para o mundo em tecnologia e inovação. 

INOVAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA FORTALECIMENTO ECONÔMICO 

A Mindera, em pouco tempo de atuação - com operações no Brasil desde o ano passado -, já presta serviços para clientes estrangeiros. 

E um dos diferenciais do segmento de tecnologia como o que a empresa atua é a de ter equipes pequenas em seus locais de atuação, com dezenas de colaboradores espalhados no país, trabalhando na modalidade à distância. 

Ou seja, novas projeções de negócios, com instalação de unidades de multinacionais protagonistas em tecnologia e estímulo a criação de empreendimentos locais, são aspectos que podem configurar a região do Vale Europeu como um novo polo de criação de soluções em inovação. 

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MINDERA

A Mindera é uma empresa de tecnologia que atua em parceria com seus clientes no entendimento de suas necessidades de negócio para desenvolver e manter sistemas de software de alto desempenho.

Temos sede em Portugal nas cidades de Porto, Aveiro e Coimbra, com escritórios também no Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Romênia.

No Brasil temos unidade em Blumenau, localizada no Ibiza Trade & Financial Center.

Para falar conosco: [email protected]