EMPRESAS

Multinacional portuguesa Mindera não oferece cargo de chefia

24/07/2022 14:00:00

Multinacional portuguesa Mindera não oferece cargo de chefia

Com menos de um ano de atuação no Brasil, a multinacional portuguesa Mindera tem atraído a atenção de muitos profissionais para ocuparem vagas na unidade brasileira, com sede em Blumenau.

No entanto, vale destacar como atua a empresa que é referência internacional em TI e que desenvolve um processo de seleção diferenciado dos modelos clássicos de contratação. Por exemplo, a multinacional portuguesa não oferece cargo de chefia.

Confira: 

MINDERA NO BRASIL 

A Mindera é uma empresa portuguesa com escritórios nas cidades do Porto, Aveiro e Coimbra, e também no Reino Unido, Estados Unidos, Índia e Romênia.

Chegou ao Brasil em 2021 e já desponta na produção de iniciativas em tecnologia digital para os mais diversos clientes. 

Com essa estrutura descentralizada, a empresa em Blumenau opera para o território nacional, mas atende também clientes estrangeiros.

O segmento de atuação é o desenvolvimento de softwares de alto desempenho e demais soluções de tecnologia digital para os mais diversos parceiros e clientes do mundo.

TECNOLOGIA PRODUZIDA DE FORMA COLABORATIVA 

Primeiramente, é válido destacar que a empresa não atua de forma comercial ativamente, apenas quando é procurada para atender demandas de clientes.

 “Não temos uma área comercial”, comenta Fábio Jascone, diretor executivo da unidade no Brasil.

A empresa busca atuar em parceria com seus clientes, como a extensão do seu time de tecnologia e desenvolvimento de software.

A Mindera incentiva uma relação colaborativa entre todos os profissionais, sem o perfil tradicional de hierarquia para demandar os processos de trabalho. 

Isso se traduz no modelo de relação entre Mindera e seus minders, como são chamados seus colaboradores. .

MODELO COM AUTO-ORGANIZAÇÃO 

Esse modelo se traduz no formato de atuação da empresa com seus colaboradores.

Ela busca um padrão de desenvolvimento de soluções de TI num molde enxuto e, plenamente, auto-organizado.

Dessa forma, mesmo que a sede da unidade brasileira esteja em Santa Catarina, a Mindera atua com a colaboração de profissionais espalhados por todo o Brasil.

Essa condição permite que a Mindera atue colaborativamente, lidando com diferentes culturas - já que está representada em 6 países - mas conseguindo manter um elo de afinidade e senso comum que move as pessoas na mesma direção. 

Os minders são estimulados não somente a desempenharem suas funções assumindo riscos, tomando decisões a partir de sua compreensão técnica, mas compartilhando conhecimentos com os demais colegas.

Portanto, a Mindera tem uma cultura que rompe com o tradicional modelo de hierarquia vertical, em que muitos colaboradores atendem apenas ao que é demandado por um gestor. 

Essa cultura limitante não favorece o ambiente organizacional, corrói a produtividade, não contribui com a inovação e nem a evolução desse profissional. 

Por isso, na Mindera, não há cargos explícitos de chefia, a liderança é uma habilidade de todos, e que pode ser demonstrada - ou exigida - oportunamente.

TODOS SÃO PROPRIETÁRIOS DE SEUS TRABALHOS 

A Mindera conta com minders trabalhando remotamente em home office ou no escritório em Blumenau e esse modelo de estrutura é semelhante ao das outras unidades internacionais.

Esse posicionamento que norteia as ações desenvolvidas pela Mindera reflete nos times multidisciplinares, mesmo sem todos estarem dividindo o mesmo ambiente físico.

Mesmo porque um time Mindera pode conter membros de diferentes nacionalidades.

Os processos de trabalho e de gestão mudaram com a tecnologia e para uma empresa como a Mindera, o mais importante não é ter um “chefe” delegando diretrizes e cobrando metas, mas que todos estejam envolvidos com senso de dono e responsáveis por aquilo que entregam.

Posicionamento que faz a diferença para o mercado em que a Mindera atua, que é o da inovação em tecnologia digital.

Por isso, o próprio processo de seleção de minders é bem diversificado.

As ações de captação de talentos podem ser do modo mais convencional, a partir da análise de um portfólio, ou da descoberta por canais diversificados como plataformas na internet ou pelos próprios minders que encontram esses profissionais.

SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS TAMBÉM É UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA 

O fato é que a empresa não busca criar vagas para cargos de chefia, porque compreende que tanto os processos de seleção e recrutamento de profissionais, quanto a formalização dos postos diretivos precisam estar baseados em construções conjuntas, dinâmicas e também assertivas.

A Mindera é uma família mundial, portanto pensa de forma coletiva com todos os seus minders, sem subdivisões de cargos como o de chefias. 

Hoje, são cerca de 900 colaboradores da Mindera ao redor do mundo, vinculados às unidades internacionais.

São profissionais que atuam com um perfil de protagonista, suas culturas, visões de mundo e a mesma vontade de atender a demanda mundial por tecnologias que permitam um mundo mais conectado e humanizado, sem fronteiras que limitem os povos.

Dessa forma, não há como pensar na Mindera como uma empresa que seleciona profissionais com base apenas em seu currículo. 

A empresa não quer vagas para formar um sistema hierárquico, naquele modelo convencional de chefia e empregados. 

Todos estão juntos em prol de um mesmo objetivo que é o consolidar a tecnologia para melhorar vidas.

BUSCA POR SOLUÇÕES INOVADORAS PARA CLIENTES E O MUNDO 

Por isso, independente dos processos de seleção existentes, condizentes com o perfil do país em que a unidadeda Mindera está sediada, o que conta como diferencial é a paixão por tecnologia e a constante busca por aperfeiçoamento.

O que é decisivo em um mercadocada vez mais competitivo em que se busca, entregar soluções estratégicas em tecnologia, não apenas como forma de oferecer um produto, mas, principalmente, o de auxiliar para que os clientes também consigam fazer a diferença em seus segmentos de atuação.

Com essa perspectiva, a Mindera fomenta que os minders superem cada desafio, com opiniões e discussões para fundamentar decisões colaborativas. 

O propósito sempre será oferecer soluções inovadoras aos nossos clientes, que também são parceiros para o sucesso desse processo.

E esse formato de trabalho colaborativo com ênfase na criatividade, só obtém sucesso com todos atuando em um ambiente de autonomia, responsabilidade e senso de propósito. 

Medidas que fazem a diferença na hora de entregar o seu melhor trabalho. 

Ganha a equipe, ganha a Mindera e os clientes da multinacional.

 

CONTEÚDO OFERECIDO POR MINDERA

A Mindera é uma empresa de tecnologia que atua em parceria com seus clientes no entendimento de suas necessidades de negócio para desenvolver e manter sistemas de software de alto desempenho.

Temos sede em Portugal nas cidades de Porto, Aveiro e Coimbra, com escritórios também no Reino Unido, Índia, Estados Unidos e Romênia.

No Brasil temos unidade em Blumenau, localizada no Ibiza Trade & Financial Center.

Para falar conosco: [email protected]