TECNOLOGIA

Como o Entra21 se tornou o maior e mais completo programa de formação gratuita em TI do Brasil

04/08/2022 08:00:00

Como o Entra21 se tornou o maior e mais completo programa de formação gratuita em TI do Brasil

Luiz Henrique da Silveira. Raimundo Colombo. Carlos Moisés. Desde que foi criado, em 2006, o Programa Entra21-Blusoft contou com o apoio irrestrito de todos os governadores, transformando-se no maior programa de formação gratuita em desenvolvimento de sistemas do país.

Mais de 6 mil jovens já foram beneficiados, com mais de 85% sendo imediatamente empregados em postos de tecnologia da informação tanto de empresas nacionais como de multinacionais.

A partir de uma iniciativa do Governo do Estado, o Entra21 está disponível hoje em todas as regiões de SC com aulas presenciais e online, beneficiando diretamente 7 mil pessoas.

Após sua estadualização o programa passou a contar com 10 unidades executoras, envolvendo universidades, prefeituras e instituições de ensino técnico de todas as regiões do estado.

RECONHECIMENTO EM AMPLITUDE

“Todos os governadores estiveram presentes ao menos uma vez em eventos de formatura, exposições ou aulas magnas do programa”, afirma Sérgio Tomio, coordenador do Entra21 e um dos responsáveis por sua implementação, em 2006.

“O programa trabalha com recursos públicos todos os anos. Por isso, fizemos questão de ter todas as contas auditadas, com elaboração de balanços detalhados, tanto financeiros como de desempenho e classificação dos alunos”.

Em 2021 o Entra21 ganhou alcance estadual a partir de uma iniciativa do Governo do Estado, que participa do programa com recursos da FAPESC.

O coordenador conclui: “O fato de termos sido convidados e ampliar o programa para todo o estado comprova a eficácia e o reconhecimento tanto do mercado quanto das instituições públicas e privadas envolvidas no programa”.

“O programa não apenas ajudou a fortalecer o setor de TI do Vale do Itajaí, como também foi apontado com um dos fatores preponderantes na instalação de grandes grupos de tecnologia na região, como a multinacional T-Systems, Philips, Serasa e Ambev Tech”, destaca o presidente do Blusoft-Acate, Bruno Tiergarten.

CHECKLIST

  • O Entra21-Blusoft foi lançado em 2006 a partir de uma iniciativa da IYF (International Youth Foundation) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com apoio de empresas como Microsoft e IBM. Seu foco seria de preparar os jovens de baixa renda da América Latina para entrarem no mercado de trabalho em empregos de qualidade.
  • Foram 35 projetos em todos os países da América e o Entra21 de Blumenau foi a único que atingiu o objetivo do BID – ter continuidade com recursos próprios.
  • Atualmente é conduzido pelo Blusoft-Acate com recursos do Governo do Estado (Fapesc) e Prefeitura de Blumenau, além de empresas privadas e outras prefeituras que começaram a aderir ao programa.
  • Conta ainda com recursos das empresas âncoras: Ambev Tech, Ailos, Capgemini, Datainfo, Farmácias APP, Havan Labs, Philips, Senior, T-Systems, Unifique e Warren.
  • Em 17 anos, mais de 5,5 mil jovens já foram beneficiados com formação técnica avançada em desenvolvimento de sistemas e programação a partir de linguagens modernas amplamente utilizadas pelo mercado.
  • São 480 horas de aulas monitoradas, com desempenhos avaliados através de testes e aplicações práticas.
  • Uma Mostra de Talentos é promovida ao final de cada curso, com exibição de soluções tecnológicas desenvolvidas pelos alunos.
    Com a estadualização o Entra21 passou a atender 69 cidades em 28 turmas, sendo 21 presenciais e 7 online.
  • Aulas oferecidas em três turnos.
  • Mais de 600 alunos em sala de aula e outros 3 mil em EAD.
  • As aulas acontecem a partir de dez unidades executoras: Acesso Educação, ProWay e Universidade de Blumenau - Furb, além das escolas do Senac nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Timbó.
  • As trilhas EAD são aulas gravadas e que podem ser acessadas pelos inscritos que ficaram de fora do processo seletivo.
  • Além de tecnologia, os jovens têm aulas de finanças, contabilidade e desenvolvimento humano.
  • 80 horas são dedicadas às aulas de inglês.

Para saber mais sobre o Entra21 e acessar as Redes Sociais do Programa clique neste LINK