INCLUSÃO

Selo Blu Empreededor Inclusivo conta com a participação da CDL Blumenau

24/07/2024 11:00:00

Selo Blu Empreededor Inclusivo conta com a participação da CDL Blumenau

Na manhã desta terça-feira (23), o diretor de Treinamentos da CDL Blumenau, Gabriel Jacinto, participou da apresentação do Selo Blu.E.In - Blu Empreendedor Inclusivo

A iniciativa é da prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep). 

O evento contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Sebrae, FURB, ACIB, Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência (COMPED) entre outras entidades e empresários.

Neste primeiro momento, o objetivo do município é alinhar com as demais entidades empresariais e universitárias a divulgação do selo e também a formação da comissão avaliadora intersetorial. 

Esse grupo será responsável pela criação dos quesitos de avaliação da acessibilidade dos estabelecimentos para garantia da certificação.

As empresas participantes serão avaliadas com base na capacidade de fornecer ambientes acessíveis e a concessão dos selos será dividida em três categorias: ouro, prata e bronze.

As empresas que se colocarem à disposição para participar do Blu.E.In, mesmo que ainda sem atender os critérios de acessibilidade, receberão o selo bronze no sentido de valorização da iniciativa em direção à inclusão. 

Para manter ou evoluir, os interessados receberão orientações e indicações do que precisam fazer para se tornarem mais acessíveis.

Conforme forem realizando as mudanças, as empresas serão avaliadas e poderão evoluir para prata ou ouro. 

O prazo de validade do selo será de 24 meses, quando haverá nova possibilidade de validação do direito ao uso do selo.

O Selo Blu.E.In foi criado para reconhecer os locais que promovem a inclusão e acessibilidade em Blumenau, permitindo que todas as pessoas utilizem os espaços com segurança e autonomia. 

Para isso, desde março deste ano, a Seidep está conduzindo uma pesquisa junto aos estabelecimentos da cidade e pessoas com deficiência para entender as necessidades relacionadas à acessibilidade.

PARA PARTICIPAR DA PESQUISA: