DESENVOLVIMENTO

BRDE financia nova ponte para impulsionar o desenvolvimento regional em Blumenau

20/05/2025 09:30:00

BRDE financia nova ponte para impulsionar o desenvolvimento regional em Blumenau

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou um investimento de R$ 50 milhões para a construção de uma nova ponte em Blumenau, no Vale do Itajaí.

O financiamento, viabilizado por meio de recursos do Banco Mundial, será destinado a obras de infraestrutura que visam fortalecer a mobilidade urbana e a resiliência da cidade diante de eventos climáticos extremos.

O projeto prevê, além da ponte, a implantação de um binário com duas pistas em cada sentido, requalificação de ciclovias e revitalização de uma praça, integrando ações de mobilidade sustentável, valorização de espaços públicos e mitigação de riscos ambientais.

As melhorias devem beneficiar diretamente o transporte coletivo, o deslocamento por bicicleta e o escoamento do tráfego em uma das regiões mais críticas da cidade.

O BRDE deve receber nos próximos dias a versão revisada do projeto executivo e o orçamento detalhado para análise técnica.

Com a aprovação, a prefeitura prevê o lançamento do edital de licitação em até 120 dias.

A expectativa é que as obras comecem ainda em 2025 e sejam concluídas em até dois anos.

Para o diretor financeiro do BRDE, João Paulo Kleinübing, o aporte representa um avanço estratégico para o desenvolvimento regional:

“Esse é um investimento aguardado há pelo menos 15 anos e que certamente irá impulsionar o desenvolvimento regional da cidade e para a sua economia local, com uma maior segurança viária”.

O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, reforçou o impacto positivo das obras para a população:

“O pacote beneficia diretamente a população ao facilitar o transporte coletivo e o uso de ciclovias, além de oferecer infraestrutura preparada para enchentes”.

"Estamos dando prioridade a soluções para a mobilidade e resiliência urbana, com infraestrutura pensada para proteger a cidade e facilitar a vida de quem também utiliza bicicletas e serviços públicos”.