TURISMO

Movimentação internacional em aeroportos de SC bate recordes mesmo após o verão

02/06/2025 13:00:00

Movimentação internacional em aeroportos de SC bate recordes mesmo após o verão

A aviação comercial em Santa Catarina segue em ritmo acelerado de crescimento, mesmo após o encerramento da alta temporada.

Segundo dados da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o estado registrou em abril o maior número de passageiros internacionais da sua história.

Foram 74,3 mil embarques e desembarques, um aumento de 79% em relação ao mesmo mês de 2024.

No acumulado do ano, já são 626,2 mil passageiros, alta de 67,8% sobre o mesmo período do ano anterior — o equivalente a 70% de toda a movimentação registrada em 2024.

O desempenho expressivo é resultado direto da expansão de rotas internacionais e da articulação entre o setor público e a iniciativa privada.

CARGAS INTERNACIONAIS TAMBÉM BATEM RECORDE 

Além da movimentação de passageiros, o segmento de cargas internacionais também apresentou crescimento expressivo.

Em abril, foram 536,8 toneladas transportadas, um avanço de 143,9% em comparação com o mesmo mês de 2024.

No acumulado do ano, já são 2,3 mil toneladas, uma alta de 75,6%.

Toda a movimentação ocorreu via Aeroporto Internacional de Florianópolis, que se consolida como o principal hub logístico do estado.

VOOS DOMÉSTICOS EM ALTA E INTERIORIZAÇÃO DA CONECTIVIDADE 

O setor doméstico também segue em expansão.

No primeiro quadrimestre de 2025, foram registrados 2,3 milhões de passageiros nos aeroportos catarinenses, um crescimento de 6,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Aeroporto de Florianópolis lidera o ranking, com 1,2 milhão de passageiros, seguido por Navegantes (734,6 mil), Chapecó (188,2 mil), Joinville (175,9 mil), Jaguaruna (33,6 mil) e Correia Pinto (3,6 mil).

A movimentação de cargas domésticas também teve alta: 4,3 mil toneladas foram transportadas nos primeiros quatro meses do ano, crescimento de 7%.

Os principais aeroportos no setor foram Florianópolis (1,8 mil toneladas) e Navegantes (1,7 mil toneladas), com destaque também para Joinville (377,6 toneladas), Chapecó (261,3 toneladas) e Jaguaruna (33,3 toneladas).

O governador Jorginho Mello afirma: 

“O Governo tem trabalhado muito para abrir novas rotas que liguem Santa Catarina com o mundo”.

"Já conquistamos uma ligação com a Europa pela TAP e com a América Central pela Copa Airlines”.

"E vamos continuar investindo para ampliar essas conexões, que geram oportunidades de crescimento e negócios internos e internacionais”.

O secretário da SPAF, Beto Martins, destaca que o sucesso é fruto de uma construção estratégica e colaborativa com o setor aéreo:

"As empresas aéreas têm acreditado no potencial turístico de Santa Catarina e, com uma oferta maior de voos e assentos, isso se reflete nos números”.

"O bom relacionamento entre o Governo do Estado, os gestores dos aeroportos e as companhias aéreas gera confiança para que os investimentos se consolidem em resultados como esse”.





Paraguai amplia regime de maquila e inclui serviços de valor agregado

A nova legislação beneficia empresas brasileiras interessadas em produzir em solo paraguaio



Incorporadoras de Balneário Camboriú apostam em IA para acelerar vendas e preparar novo lançamento

R21 e A10 somam R$ 1 bilhão em VGV e trazem Rafael Galdino para treinamento prático de Inteligência Artificial voltado ao mercado imobiliário



Custo médio de vida do catarinense é de R$4.180 por mês, revela Serasa

Santa Catarina é o quarto estado com o maior custo de vida



Karsten amplia presença industrial na América Latina com inauguração de unidade no Paraguai

Primeira fábrica fora do país inicia atividades em março como parte de um plano estruturado de crescimento