SAÚDE

Hospital Santa Isabel realiza tratamento inédito pelo SUS para tumores hepáticos vinculados ao transplante de fígado

09/01/2026 16:00:00

Hospital Santa Isabel realiza tratamento inédito pelo SUS para tumores hepáticos vinculados ao transplante de fígado

O Hospital Santa Isabel (HSI), em Blumenau, passou a oferecer um novo tratamento minimamente invasivo para pacientes com nódulos hepáticos, agora também disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O procedimento, chamado ablação por radiofrequência guiada por imagem, é indicado para tratar pequenos tumores ou lesões no fígado, especialmente em pacientes transplantados hepáticos ou em acompanhamento pré e pós-transplante, que podem apresentar alterações hepáticas associadas a outras doenças do fígado.

Antes restrito aos atendimentos particulares e por convênio, o tratamento agora está acessível também a pacientes do SUS com indicação clínica específica e vinculados ao programa de transplante hepático, a partir de um acordo firmado entre o hospital e o Governo do Estado.

O HSI é um dos poucos hospitais em Santa Catarina habilitados a realizar o procedimento pelo SUS, ampliando o acesso de pacientes da região a terapias avançadas dentro desse perfil assistencial específico.

A técnica é realizada no centro cirúrgico do hospital, com uso de equipamentos de alta precisão e tecnologia de imagem atualizada, recentemente incorporada às melhorias estruturais da instituição.

O método consiste na introdução de uma agulha fina no nódulo, guiada por tomografia ou ultrassonografia, que destrói o tecido doente por meio de calor controlado.

O tempo de realização do procedimento varia conforme o número de lesões a serem tratadas, podendo ser concluído em poucos minutos nos casos mais simples.

O objetivo é oferecer mais conforto e segurança ao paciente, com resultados equivalentes a técnicas cirúrgicas mais complexas, mas com menor tempo de internação.

O cirurgião Dr. Andrew Massutti, explica:

“Trata-se de um tratamento que, até então, estava restrito à rede privada. Com essa habilitação, conseguimos disponibilizar a ablação por radiofrequência também pelo SUS, dentro do contexto do transplante hepático, ampliando o acesso de pacientes que antes precisavam ser encaminhados para outros estados”.

Dr. Guilherme Beduschi destaca:

​"A ablação por radiofrequência é um procedimento notavelmente seguro e eficaz. Além da alta precisão, um dos seus maiores benefícios é a rápida recuperação”.

“Como a técnica é minimamente invasiva, o paciente apresenta poucos sintomas no pós-operatório e recebe alta em curto espaço de tempo”.

“É a combinação ideal entre segurança, eficácia e agilidade no retorno à rotina".

A CEO da Rede Santa Catarina, Alline Cezarani, reforça:

“Com essa conquista, o Hospital Santa Isabel reforça seu compromisso com a inovação, o acesso e a excelência no cuidado em saúde, sendo referência regional em transplantes e procedimentos de alta complexidade”.