INOVAÇÃO
Santa Catarina e o ecossistema de inovação que começa nas escolas
28/06/2026 17:06:00
Estado fortalece rede que conecta educação, empreendedorismo e desenvolvimento econômico
Santa Catarina consolidou nos últimos anos uma posição de destaque no cenário nacional da inovação. No Ranking de Competitividade dos Estados 2025, o estado aparece em segundo lugar no pilar Inovação, atrás apenas de São Paulo. Além disso, lidera o país nos indicadores de segurança pública e capital humano, reforçando um ambiente favorável para o desenvolvimento de novos negócios.
Mas a construção desse ecossistema começa muito antes da criação de uma empresa: ela passa pela educação e formação de jovens talentos. Cada vez mais presente em escolas, a educação voltada para tecnologia e robótica tem aproximado crianças e adolescentes de competências essenciais. Essas experiências estimulam criatividade, pensamento crítico, autonomia e capacidade de transformar ideias em soluções concretas.
Para André Brandão Sala, CEO da Robomind, empresa especializada em educação tecnológica e organizadora da etapa brasileira do World Robot Olympiad (WRO), o fortalecimento do ecossistema catarinense passa pela formação das novas gerações. “Quando falamos em inovação, muitas vezes pensamos apenas em startups ou empresas de tecnologia. Mas a inovação começa muito antes disso. Ela nasce quando crianças e jovens são incentivados a experimentar e enxergar problemas como oportunidades. Esse é um processo que começa dentro das escolas e que gera impactos para toda a sociedade no longo prazo”, afirma.
E o caminho da inovação não termina na escola.
Em Santa Catarina, ele encontra continuidade em ambientes voltados ao desenvolvimento de novos negócios.
É o caso do Centro de Inovação Blumenau (CIB), hub regional que atua na conexão entre setor público, iniciativa privada, academia e terceiro setor para transformar ideias em negócios inovadores. Em cinco anos de operação, as startups residentes no espaço já ultrapassaram a marca de R$ 18 milhões em investimentos captados, impactando mais de 111 mil pessoas.
Gerido pelo Instituto Gene, o CIB desenvolve ações em 11 municípios da região de abrangência da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE), fortalecendo o ecossistema regional e criando oportunidades para empreendedores, pesquisadores e empresas.
Segundo Junior Gama, coordenador do Programa Conecta AMVE do CIB, o desenvolvimento de um ambiente inovador depende da integração entre diferentes atores da sociedade. “A inovação acontece quando existe conexão.
Universidades, empresas, poder público, investidores, centros de inovação e instituições de ensino têm papéis complementares na formação de talentos e no desenvolvimento de soluções. O sucesso do ecossistema catarinense está justamente na capacidade de promover essa articulação e incentivar essas ideias que depois acabam virando negócios”, destaca.
Esse movimento ganhou um novo impulso neste mês com o anúncio da continuidade do Programa SC Mais Inovação, iniciativa do Governo de Santa Catarina voltada à geração de conexões dentro do ecossistema estadual. O programa busca justamente ampliar a integração entre governo, universidades, empresas, startups, centros de inovação, investidores, entidades e sociedade civil, fortalecendo a rede que sustenta o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado.
Essa combinação tem contribuído para consolidar Santa Catarina como uma referência nacional em inovação. E, embora os resultados apareçam em rankings, muitos deles começam de forma simples: no primeiro contato de um estudante com a criação de soluções para desafios do mundo real.
CHECKLIST
- O Centro de Inovação Blumenau (CIB) é um hub regional de conexão e transformação que integra setor público, iniciativa privada, academia e terceiro setor para transformar ideias em negócios inovadores.
- Em cinco anos de operação, a entidade viu as startups residentes ultrapassarem a marca de R$ 18 milhões em investimentos, tendo impactado mais de 111 mil pessoas no período.
- O CIB é gerido pelo Instituto Gene, que executa ações em 11 municípios que compõem a região de abrangência da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE): Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
Cavallazzi - Cavallazzi, Andrey, Restanho & Araújo Advocacia Empresarial
Blukit - Soluções para instalações hidráulicas
Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática
IPM - Sistemas em cloud computing para a gestão pública
Zeus do Brasil: marca completa 35 anos com mais de 500 mil clientes atendidos
Empresa tem mais de 3 mil soluções no portfólio e presença em voltados à proteção de vidas e patrimônios
A nova geração de escritórios de arquitetura que projeta o futuro com madeira engenheirada
Empresa de Santa Catarina constrói experiências sensoriais e de bem-estar, redefinindo o novo jeito de morar
FastBuilt anuncia Caroline Heiden como Head de Tecnologia
Profissional acumula passagens por empresas de tecnologia de SC. Contratação segue planejamento estratégico
Blumenau avança no ranking global de startups com empresas de alcance nacional
Cidade sobe seis posições no Global Startup Ecosystem Index 2026 reunindo consultorias de cloud, inteligência artificial e fintechs B2B










