SERVIÇOS
Setor de serviços de Santa Catarina apresenta o terceiro maior crescimento do país
13/08/2021 11:00:00
O volume de serviços em Santa Catarina apresentou no primeiro semestre do ano crescimento de 17,1% frente ao mesmo período de 2020.
Foi o terceiro melhor resultado entre os estados.
SC apresenta variações positivas desde janeiro de 2021.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços de junho, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado dos últimos 12 meses, o estado subiu mais uma posição no ranking nacional.
Com um crescimento de 8,4%, em relação aos 12 meses anteriores, teve o segundo melhor resultado do país, sendo que, na comparação com os 12 maiores estados, Santa Catarina é líder.
Na comparação com maio, o crescimento de SC foi de 3,1%, enquanto a média nacional foi de 1,7%.
O estado está entre os que mais impactaram positivamente no índice nacional, juntamente com Rio de Janeiro (5,4%), São Paulo (0,5%), Minas Gerais (2,4%), Rio Grande do Sul (3,4%), Pernambuco (5,4%) e Distrito Federal (3,3%).
CRESCIMENTO CATARINENSE EM RELAÇÃO A 2020 SUPEROU O NACIONAL
O índice de volume de serviços catarinenses cresceu 24,6% em junho de 2021, na comparação com junho de 2020.
SC teve o 12º resultado entre as 27 unidades da federação, três posições acima do verificado em maio.
Com isso, o estado vem apresentando crescimento desde setembro de 2020.
No Brasil, frente a junho de 2020, o índice nacional apresentou crescimento de 21,1%.
Em relação a fevereiro de 2020, patamar pré-pandemia, SC teve avanço de 11,6%, bem acima do crescimento nacional de 2,4%.
Entre os estados com maior peso na composição do índice nacional, SC apresentou o 6º resultado.
INDÚSTRIA
Há dados positivos também na indústria de SC, conforme aponta a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.
No acumulado no ano (janeiro-junho), o estado catarinense apresentou um crescimento de 26,1%, atrás apenas do Ceará (26,8%) e Amazonas (26,6%), enquanto o índice nacional ficou em 12,9%.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, frisou:
“Santa Catarina se mantém em crescimento, é o que apontam os números. O setor é o maior da economia e o que mais emprega".
"Resultados que impactam diretamente na vida das pessoas, que têm mais oportunidades de emprego, formando um ciclo virtuoso que faz a roda da economia girar. Os números atestam uma gestão focada na saúde das pessoas, sem se descuidar do emprego”.
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
Blusoft - Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
Pabst & Hadlich - Advocacia empresarial
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Appel Home abre seleção pública de embaixadores e recebe mais de 3,5 mil inscrições
Marca reforça aposta no marketing de influência de longo prazo e mostra como equilibrou tecnologia e avaliação humana
La Moda reúne força comercial nacional e apresenta estratégias para 2027
Convenção de vendas reuniu time comercial de todo o Brasil para marcar o início de um novo ciclo do atacado
Piccadilly chega a Santa Catarina com primeira loja no estado e aposta em modelo de rua
Nova unidade, em Lages, aposta em espaço pensado para valorizar produtos, conforto e experiência
Desenrola Ailos já movimenta mais de R$ 150 milhões em acordos e é prorrogado até 16 de setembro
Programa voltado a cooperados pessoa física e jurídica oferece parcelamento em até 48 vezes com juros de até 1,5% ao mês













