PATRIMÔNIO CULTURAL
Luciano Hang apresenta Casa do Cônsul e planos para a restauração
28/05/2025 21:05:00
O empresário Luciano Hang se apresentou à imprensa, nesta quarta-feira, 28, na Casa do Cônsul Carlos Renaux, localizada no complexo da Fábrica Renaux, na Avenida Primeiro de Maio, em Brusque.
O dono da Havan visitou cada cômodo da casa e contou a história da família que foi tão importante para a história do município.
Além de abrir a Casa do Cônsul para visitação do público, o empresário quer restaurar vários espaços, incluindo trilhas que existem nos arredores da residência, e transformar toda a área de 55 mil metros quadrados no “Parque Renaux”, um espaço dedicado à preservação histórica e cultural da cidade. Essa área agora se integra também aos 40 mil metros quadrados da fábrica e 6,5 milhões de metros quadrados de terreno adquiridos pela Havan há sete anos.
“Essa casa faz parte da cultura da nossa cidade e da minha história também. Meus avôs trabalharam na Fábrica Renaux por mais de 40 anos, assim como meus pais”.
Construída em 1932 pelo cônsul Carlos Renaux após seu retorno da Alemanha, uma residência se mantém preservada, com elementos originais que impressionaram pela conservação e relevância histórica. Entre eles, destaca-se um dos primeiros sistemas de climatização do sul do Brasil: a ventilação saía pelos lustres de cada cômodo, através de uma passagem interna conectada a um sensor que regulava a temperatura desejada.
Hang adquiriu o imóvel recentemente e a restauração do espaço já começou. A previsão é que seja concluída até o fim do ano.
Weko - Equipamentos e soluções para impressão digital
Zenobia - Plataforma de gestão de planejamento por OKR
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
Domos Soluções - Soluções de infraestrutura, segurança e governança de TI
CDL Blumenau - Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau
Eisenbahn reabre a EisenHaus após seis anos e celebra a história da fábrica cervejeira nascida em Blumenau
Tradicional bar da cervejaria será reinaugurado em 20 de outubro, resgatando a conexão da marca com suas origens
Docol planta 70 árvores em Joinville para marcar os 70 anos da empresa
Ação envolve colaboradores e reforça compromisso da indústria com a preservação ambiental
IPEL apresenta nova proposta para linha profissional durante a Higiexpo 2026
Unidade de negócios ganha identidade visual própria e leva à feira um portfólio ampliado para atender diferentes segmentos do mercado profissional
ATeG celebra dez anos de transformação no campo e inicia nova fase de excelência em Santa Catarina
Encontro estadual reuniu aproximadamente 300 profissionais e lideranças em Florianópolis













