ECONOMIA
Abertura de empresas cresce 21% no primeiro semestre em Santa Catarina
04/07/2025 12:30:00
A abertura de novas empresas em Santa Catarina disparou no primeiro semestre e cresceu 21,4%.
O percentual representa o salto de 62,2 mil novas empresas durante os seis primeiros meses de 2024 para 75,5 mil novos CNPJs no mesmo período de 2025.
Os dados, divulgados pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), revelam sobretudo o aquecimento da economia com foco no empreendedorismo e geração de oportunidades.
O volume de novas empresas é calculado pelo saldo entre empresas constituídas e empresas extintas no período.
As 75,5 mil novas empresas abertas em 2025 pertencem a diversos setores econômicos.
O segmento de transporte e armazenagem se destaca com acréscimo de 11 mil CNPJs e elevação de 36% frente ao mesmo período do ano passado.
O comércio e reparação de veículos aparece na sequência com 9,6 mil novos CNPJs.
Em seguida estão atividades administrativas, com 9,2 mil, construção, com 7,8 mil, indústria da transformação, com 7 mil, e atividades profissionais e técnicas, com 6,8 mil.
PREDOMÍNIO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
O saldo de 75,5 mil empresas no primeiro semestre de 2025 tem predomínio de micro e pequenas empresas.
Do total, 62,7 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs), conforme a Jucesc.
Ou seja, 83% de participação.
Já as empresas de sociedade limitada (LTDA) somaram saldo de 21,9 mil.
As outras naturezas jurídicas, como Empresário Individual, sociedade anônima e cooperativa, completam a lista.
TEMPO MÉDIO PARA ABERTURA DE EMPRESAS CAIU PELA METADE EM TRÊS ANOS
O tempo médio para registrar uma nova empresa em Santa Catarina caiu pela metade nos últimos três anos.
Enquanto o tempo médio para registro de empresas em 2022 foi de 4,6 horas, em 2025 este número foi reduzido para 2,2 horas.
A queda reflete, portanto, as políticas de desburocratização e simplificação adotadas pelo Governo de Santa Catarina por meio da Junta Comercial (Jucesc).
Saldo de abertura de empresas 2024-2025 (primeiro semestre):
2024
Empresas constituídas: 127.996
Empresas extintas: 65.784
Saldo: 62.212
2025
Empresas constituídas: 154.718
Empresas extintas: 79.145
Saldo: 75.573
Variação 2024/2025: +21,4% (+13.361)
Municípios com maior saldo de abertura de empresas (2025):
Florianópolis: + 7,3 mil
Joinville: +7,2 mil
Itajaí: +4 mil
Blumenau: +3,8 mil
São José: +3 mil
O governador Jorginho Mello defende que o resultado está associado à força da economia catarinense:
“O setor produtivo orgulha Santa Catarina, que é um estado reconhecido principalmente pelo trabalho e pela geração de oportunidades”.
"É por isso que muita gente vem morar aqui. O Governo do Estado também tem sido um parceiro ao estimular o empreendedorismo, oferecer linhas de crédito como o Pronampe e fomentar a geração de emprego e renda”.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, comentou:
“As micro e pequenas empresas são um segmento fundamental para a economia catarinense”.
"Elas estão ligadas principalmente ao setor de serviços, garantindo dinamismo e diversidade para a atividade econômica".
"Os pequenos negócios também se destacam pela geração de oportunidades, especialmente os MEIs, que são alternativa de renda, bem como de formalização”.
O presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, afirma:
“A Junta tem realizado uma série de investimentos e modernizações para melhor atender o empreendedor”.
"Conforme determinado pelo governador Jorginho Mello, temos trabalhado para simplificar, facilitar e desburocratizar o processo de abertura de empresas”.
"Com isso, fortalecemos o ambiente de negócios bem como a segurança jurídica, favorecendo a atividade econômica”.
Endeavor - Organização de apoio a empreendedores de alto impacto
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
SCMC - Plataforma colaborativa com foco em moda e inovação
Fischer Advocacia - Expanding Your Business Overseas
Actus Auditores Independentes - Auditoria independente, consultoria e assessoria
Eisenbahn reabre a EisenHaus após seis anos e celebra a história da fábrica cervejeira nascida em Blumenau
Tradicional bar da cervejaria será reinaugurado em 20 de outubro, resgatando a conexão da marca com suas origens
Docol planta 70 árvores em Joinville para marcar os 70 anos da empresa
Ação envolve colaboradores e reforça compromisso da indústria com a preservação ambiental
IPEL apresenta nova proposta para linha profissional durante a Higiexpo 2026
Unidade de negócios ganha identidade visual própria e leva à feira um portfólio ampliado para atender diferentes segmentos do mercado profissional
ATeG celebra dez anos de transformação no campo e inicia nova fase de excelência em Santa Catarina
Encontro estadual reuniu aproximadamente 300 profissionais e lideranças em Florianópolis













