COMÉRCIO
CDL Conecta consolida terceira edição com 450 inscritos e foco em conteúdo aplicável
23/09/2025 16:30:00
Com 450 inscritos, o CDL Conecta 2025 promoveu uma verdadeira imersão em inovação, marketing, gestão, liderança e inteligência artificial, trazendo provocações, aprendizados práticos e muita interação.
Em sua terceira edição, o evento realizado pela CDL Blumenau, na última sexta-feira, 19 de setembro, na Rivage, consolidou-se como um dos principais espaços de troca de conteúdo e experiências de Blumenau.
A programação iniciou com o painel “IA Além da Tendência: Impactos Reais nos Negócios, Carreiras e Sociedade”, com Clau Boaventura, Francisco Felinto Júnior e Thiago Seman, mediado pela jornalista Karin Bendheim.
O bate-papo trouxe reflexões profundas sobre a ética no uso da tecnologia e a necessidade de líderes preparados para orientar equipes com o apoio da inteligência artificial, entre outros tópicos.
Na sequência, Renan Sousa apresentou a palestra “O algoritmo não tem alma: como construir marcas reais em tempos artificiais”.
De forma leve e prática, Renan mostrou que a essência das marcas está no atendimento humano e coerente ao contexto em que está inserida.
Com exemplos bem-humorados, Renan chamou a atenção do público e fez provocações, entre elas comparou a rapidez de antes em atender telefonemas com a demora atual na resposta de mensagens de WhatsApp.
O encerramento de conteúdo ficou a cargo de Junior Oliveira, CEO da Círculo, que trouxe uma palestra: “Tecnologia com afeto: o futuro também é feito à mão”.
No palco, ao lado de Carol, uma jovem artesã de 24 anos, ele mostrou como o crochê e o artesanato atravessam gerações e geram renda.
“Você precisa ser o maior fã da sua marca”, destacou, em uma fala apaixonada sobre propósito e liderança.
A palestra ainda contou com surpresas, como brindes escondidos em cadeiras, envolvendo o público em experiências de consumidor.
DINÂMICA E INTERAÇÃO
Além do conteúdo, o CDL Conecta também apostou em dinâmicas que uniram inovação e entretenimento.
A straas.tech, que faz parte do ecossistema straas.be, apresentou uma estação de inteligência artificial capaz de criar cartões personalizados, permitindo aos participantes explorar a tecnologia de forma criativa e interativa.
Já a Círculo levou ao espaço uma máquina de amigurumis e novelos que desafiou os participantes e garantiu momentos de descontração.
Para encerrar o evento em clima de celebração, foi servido com coquetel ao som da banda Dazavessa, estimulando networking e novas conexões em um ambiente acolhedor.
Com a participação gratuita para associados e colaboradores, o CDL Conecta comprovou que é possível unir conteúdo consistente, interação e descontração em um mesmo momento.
O equilíbrio entre aprendizagem e experiência fez da terceira edição um marco na programação da entidade.
O CDL Conecta 2025 contou com o patrocínio da Breitkopf, Elétrica Zata e Viacredi e apoio da Prefeitura de Blumenau, Sebrae e Odisseia IA.
Para o presidente da CDL Blumenau, Antonio Bittelbrunn Junior (Toni), o CDL Conecta reforça o papel da entidade em unir informação de qualidade e experiências de qualidade:
“Nosso propósito é levar conhecimento relevante e atual aos associados, para que possam estar atentos às tendências e às oportunidades do mercado”.
“Mais uma vez entregamos um evento que impactou, surpreendeu e conectou pessoas”.
O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), Onildo Dalbosco, participou da terceira edição do CDL Conecta e destacou a relevância do encontro para o movimento lojista catarinense:
“Iniciativas como o CDL Conecta elevam o padrão de formação contínua do nosso varejo, unindo conteúdo qualificado com prática e colaboração para os associados”.
“Quando entidades mobilizam conhecimento aplicado e criam pontes entre tecnologia, gestão e gente, toda a cadeia ganha competitividade e sustentabilidade”.
Fenainfo - Federação Nacional das Empresas de Informática
Zenobia - Plataforma de gestão de planejamento por OKR
Fundação Fritz Müller - Hub de conhecimento
Fácil - Softwares para gestão jurídica de escritórios de advocacia e empresas
Service Contabilidade - Assessoria contábil e fiscal
Redução da jornada custará R$ 10,8 bilhões/ano para as cooperativas de SC
Ocesc prevê que, alám do aumento de custos, haverá perda de competitividade
Femax Consórcios atende brasileiros na Europa e projeta abrir base nos EUA
Fundada em 2025 em Blumenau, a empresa atua com cartas de crédito de imóveis e veículos e já tem escritório na Irlanda
SCMC reúne CEOs para debater construção de marcas e perspectivas econômicas para 2027
Encontro exclusivo para associados SCMC encerra a agenda de 2026 com foco nas decisões de CEOs e alta diretoria.
Como a RGF Consultoria atua na gestão comercial e estratégica de empresas B2B
Estratégia comercial, estruturação de vendas, expansão de mercados e desenvolvimento de negócios













