LEGISLAÇÃO
OAB/SC barra aumento de impostos trazido pela Reforma Tributária
31/03/2026 14:00:00
Liminar obtida pela Seccional isenta sociedades de advocacia e abre precedente para outras categorias profissionais
A OAB/SC conseguiu barrar um aumento de impostos criado pela Reforma Tributária.
A Justiça Federal acolheu mandado de segurança proposto pelo presidente da Seccional, Juliano Mandelli, com atuação das advogadas tributaristas Silvia Varella e Luana Debatin Tomasi, e concedeu liminar suspendendo o aumento de alíquotas para as sociedades de advogados no regime de apuração pelo lucro presumido.
O foco foi a advocacia, mas a ação abre precedente para que outras categorias profissionais, que também utilizam a modalidade, busquem o mesmo entendimento.
Na época da elaboração da reforma, essa questão gerou mobilização em todo o País, liderada pela OAB.
“É uma vitória muito importante porque reconhece algo fundamental: o lucro presumido não é um benefício, mas uma forma legítima de apuração de impostos, e por isso não poderia ser tratado como se fosse um incentivo a ser reduzido”, considera Mandelli.
Na prática, os escritórios de advocacia continuam podendo recolher o IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) com base nas regras antigas, sem o aumento de imposto da nova lei.
Além disso, a decisão também garante a emissão de certidões de regularidade fiscal normalmente, impedindo que a Receita Federal faça qualquer tipo de cobrança, inscrição em dívida ativa ou restrição.
A Seccional tem ainda outras ações em andamento na Justiça questionando o aumento de impostos pela reforma.
Blusoft - Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau
Redel - Internet fibra ótica alta velocidade para Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí
Domos Soluções - Soluções de infraestrutura, segurança e governança de TI
Asset TI - Maximize recursos na nuvem com menos desperdício e mais eficiência
Sankhya - A melhor solução de gestão para o seu negócio
NEXO anuncia última leva de speakers e amplia debates sobre criatividade, IA e creator economy
Julio Tamayo, Will Gross, Kauã Hausbarber, Joel Minusculi e Eric Bragion estão entre os novos nomes confirmados para o festival
Jurisdição brasileira não alcança contas de devedor no exterior, decide TRT-SC
TRT/SC entendeu que a jurisdição nacional não alcança instituições estrangeiras com sede ou filial no Brasil
FURB abre inscrições para curso de roteiro audiovisual em Blumenau
Formação de curta duração tem seis encontros presenciais entre outubro e novembro, 15 vagas e mensalidade única de R$ 420; inscrições vão até 15 de outubro.
Quanto custa morar no novo empreendimento em SC assinado pelo mesmo estúdio da Ferrari
La Città by Pininfarina tem apartamentos comercializados por um ticket médio de R$ 3 milhões













