Tecnologia

Eventos de inovação e tecnologia se reinventam em tempos de pandemia

22/09/2020 10:00:00

Eventos de inovação e tecnologia se reinventam em tempos de pandemia

O cenário de incertezas que a pandemia do coronavírus trouxe, forçou as empresas do ramo de eventos, a buscarem novas alternativas, pensar em novos formatos para conseguirem sobreviver e se manter próximo de seus clientes. 

 

Tendo a tecnologia como principal ferramenta, a mobLee, empresa de soluções para eventos com sede em Florianópolis, em uma rápida resposta à movimentação do mercado, criou o mobLee 365.

A solução digital permite que organizadores de eventos corporativos realizem seus eventos sem reunir o público fisicamente, mantendo-se de forma virtual. 

Criado pensado especificamente na dinâmica de eventos corporativos, a solução permite a criação de trilhas paralelas para conteúdo, salas específicas para discussão de temas e networking, timeline interativa do evento diretamente na tela, com foco em engajamento, e streaming das palestras. 

Além disso, o mobLee 365 é sincronizado com o Engage, aplicativo da empresa que conecta participantes à organização dos eventos, os mantendo atualizados com informações da programação e permitindo uma experiência contínua de troca entre os inscritos. 

 

André Rodrigues, CEO da empresa, explica:

 

“Com as duas soluções, é possível trabalhar o pré-evento, criar dinâmica de duas telas, com interação sincronizadas tanto no ambiente de transmissão quanto no mobile, e aumentar ainda mais o engajamento dos participantes — entregando a mesma experiência de um evento físico”.

 

Confira exemplos de eventos consolidados no formato presencial que partiram para o digital:

 

CASE & Startup Summit 2020

 

O Sebrae, a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) se uniram para trazer dois dos mais importantes eventos presenciais de startups do Brasil,  o CASE (Conferência Anual de Empreendedorismo e Startups) e o Startup Summit, para o digital, consolidando o maior evento de empreendedorismo online do continente latino americano.

 

Diferentemente de suas edições anteriores, o CASE + Startup Summit terá cinco dias de duração, de 19 a 23 de outubro, com conteúdos ininterruptos. 

Serão mais de 300 palestrantes, quatro palcos, 12 trilhas de conteúdo, salas de networking e negócios. 

O CASE, em sete anos de história, já soma mais de 42 mil participantes em suas edições, e o Startup Summit teve a participação de 6.500 pessoas em apenas dois anos de projeto.

 

Alexandre Souza, gestor do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae/SC, e idealizador do Startup Summit, explica:

 

“Existem vantagens e desvantagens do evento online em relação ao presencial. É mais fácil de conseguir boas confirmações de palestrantes, pois não há o fator deslocamento”. 

“Nomes que tinham declinado o Startup Summit aceitaram compor a programação do online”. 

“Mas tem alguns aspectos que se perdem no digital, não tem o aperto de mão, o olho no olho”. 

“Precisamos pensar em alguma forma de promover esta aproximação entre os participantes".  

 

Effecti Experience 

 

Realizar eventos para capacitar e levar informações confiáveis para os fornecedores públicos é um dos propósitos da Effecti, startups de Rio do Sul que fornece tecnologia para participantes de licitações. 

Em 2019, a empresa realizou a primeira edição do Effecti Experience, reunindo mais de 300 pessoas em Florianópolis.

Com o sucesso do evento, os planos para 2020 era dobrar o número de participantes. 

Inicialmente, o Effecti Experience aconteceria no mês de setembro novamente na capital catarinense, mas com o avanço da pandemia precisou ser reformulado para o formato online. 

 

O evento foi dividido em 7 encontros a cada quinze dias, sempre com dois palestrantes convidados, além de interações online, sorteios e espaço para tirar dúvidas. 

Todos os participantes que já haviam adquirido o ingresso foram ressarcidos. 

Os palestrantes abriram mão do cachê e todo o valor arrecadado com as vendas de ingressos será destinado a ações de combate ao coronavírus.

Até o momento, cerca de 2300 pessoas assistiram as transmissões, com uma média de 150 participantes ao vivo em cada palestra. 

 

Marina Silva, coordenadora de eventos da Effecti, conta:

 

“Tivemos um excelente receptividade do público de todo o Brasil, que interage bastante durante as palestras e também através do grupo de telegram que foi criado”. 

“Até mesmo diante dos imprevistos, como o dia em que um ciclone bomba atingiu Santa Catarina durante uma das transmissões, deixando a cidade de Rio do Sul sem eletricidade por quase 2 dias. O palestrante gravou sua palestra e enviamos depois para os participantes”.

 

Innovathon Brasil 

 

Algumas empresas apontam experiências muito positivas com a virtualização dos eventos. 

É o caso do Innovathon, uma maratona tecnológica, de iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), onde equipes desenvolvem soluções inovadoras para alguma questão de preocupação mundial. 

De origem portuguesa, o evento aconteceu pela primeira vez no Brasil em 2020. 

 

A pergunta era como planejar uma nova dinâmica e encontrar uma ferramenta para conectar os participantes aos 25 mentores por dois dias ininterruptamente. 

A resposta veio por meio da tecnologia, com uma ferramenta de videoconferência. 

 

 Diego Ramos, da Teltec Solutions, comenta:

 

"Ouvimos o desafio e apresentamos a solução. Oferecemos a solução Microsoft Teams, personalizada às necessidades do evento, alinhando as salas e criando uma nova versão dessa maratona".

“O novo formato permitiu um crescimento inesperado do nosso evento. O que seria um encontro presencial de 10 equipes, limitado ao máximo de 50 pessoas, se tornou uma maratona online com 21 times e mais de 100 participantes, tornando esta a maior edição já feita”.