GERAL

Defesa Civil determina reforma ou demolição de casarão da Itoupavazinha

25/01/2021 15:57:00

Defesa Civil determina reforma ou demolição de casarão da Itoupavazinha

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), determinou a desocupação do casarão antigo localizado no bairro Itoupavazinha, onde parte do telhado desabou no último sábado (23).

Além disso, a secretaria vai acionar a Justiça para que os proprietários iniciem imediatamente a reforma ou demolição do imóvel.

A Sedeci inspecionou o imóvel em 2019 e apontou a necessidade de obras de manutenção, mas naquela oportunidade não havia grande risco. 

A casa está em processo judicial por duas situações: por ser considerado Patrimônio Histórico Cultural e a outra envolvendo o casal que ocupa o imóvel e está com processo de usucapião. 

Nesta segunda-feira (25), os agentes fizeram uma nova avaliação do imóvel e um laudo com duas determinações foi emitido. 

A primeira ação estabelece a retirada imediata do casal que ocupa o imóvel. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) tenta convencer as pessoas a saírem de forma voluntária, do contrário, o município terá que fazer a retirada compulsória dos moradores com objetivo de preservar vidas.

A Defesa Civil encaminhou o caso para que Justiça determine o início imediato das obras de recuperação pelos proprietários, ou para que seja feita a demolição do imóvel.

Assim que ocorrer a desocupação da casa, a calçada em frente ao imóvel será isolada e um tapume deverá ser colocado para proteger pedestres e motoristas que trafegam no local.