Patrocinado
Pomerode realiza evento que homenageia os doces que compõem o café da tarde

Pomerode realiza evento que homenageia os doces que compõem o café da tarde

A mesa do café da tarde é uma das tradições mais conhecidas de Pomerode.

A fartura em preparos e variações que fazem parte da rotina dos moradores encanta os visitantes.

São cucas, tortas, bolos, geleias, pães e uma infinidade de receitas que compõem a memória gastronômica da região.

É para homenagear esse costume que um novo evento na cidade mais alemã do Brasil este ano: o Kaffeeklatsch.

O nome significa algo como “conversa em torno do café”.

Gladys Sievert, vice-prefeita e secretária de turismo de Pomerode, conta que, enquanto uma vez na semana os homens se reuniam para o Stammtisch, as mulheres se revezavam periodicamente nas casas da famílias para o café da tarde.

“Era o momento de lazer, de conversa, de trocas. Como, naquela época, não haviam confeitarias ou padarias, elas se esmeravam para fazer as melhores receitas para receber as amigas. São esses preparos e momentos que queremos homenagear e reviver com esse novo evento”, explica.

A programação vai reunir doceiras e uma grande mesa de café a tarde, em um espaço inspirado em confeitarias alemãs, com decoração elegante e música ao vivo.

O evento acontece de 13 a 15 e de 20 a 22 de setembro, no Centro Cultural (rua Hermann Weege, 91-103, Centro), das 14h às 19h. Não haverá cobrança de ingressos.

Gladys explica que a valorização da tradição e a disseminação das receitas são os grandes objetivos do evento.

“A gastronomia é um dos aspectos fundamentais da cultura do município e se revela em várias programações. Mas entendemos que, pela importância que o café da tarde tem, ele merecia uma agenda exclusiva. Foi assim que surgiu o Kaffeeklatsch”, explica.

Além dos doces à venda, com o tradicional café colonial, uma agenda de aulas e workshops com as doceiras acontece todos os dias.

“Elas apresentarão as receitas centenárias e familiares. Será um momento de reunião da culinária com a história, que, tenho certeza, vai emocionar o público”, complementa a vice-prefeita.


Patrocinado