SAÚDE

Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques

20/04/2021 12:30:00

Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) está com os estoques de sangue em níveis de alerta e reforça a necessidade de doações, especialmente dos tipos A+, A-, O+ e O-. 

Para garantir a segurança de todos, a coleta está funcionando com horário agendado previamente. 

A assessora técnica da instituição, Michelen Debiasi Ghedin, explicou que a necessidade de transfusões pelos hospitais e clínicas se mantém, independentemente da pandemia. 

Além das cirurgias de emergência, há os atendimentos devido a acidentes de trânsito e de trabalho, violência urbana, entre outros.  

Conforme Michelen, o agravamento no número de casos de coronavírus nos últimos meses contribuiu para a diminuição do fluxo de doadores, já que aqueles que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ou contraíram o vírus ficam inaptos para a doação por 14 ou 30 dias, respectivamente.  

Isso implica na manutenção dos estoques em níveis adequados. 

ATENDIMENTO COM HORA MARCADA

A doação de sangue está funcionando com horário agendado previamente, que pode ser por telefone ou diretamente no site

Para a segurança dos doadores, o Hemosc adotou várias medidas de prevenção nesta época de pandemia, como por exemplo, a readequação do espaço, aferição de temperatura e lavagem das mãos na entrada dos hemocentros e a intensificação da higienização em cada etapa do processo. 

QUEM PODE DOAR

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. 

Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.