INDÚSTRIA
Venda da Hering é o ocaso simbólico do ciclo dourado da indústria têxtil
28/04/2021 22:00:00
Foto antiga da linha de produção da Hering: o fim de um ciclo dourado na história de Blumenau
CARLOS TONET
Editor
A venda da Hering para o Grupo Soma encerra oficialmente o ciclo de ouro da indústria têxtil de Blumenau, que já foi reconhecida como a principal do País.
Até a metade dos anos 90, quem visse o ranking Melhores & Maiores da Exame veria com certeza essas sete empresas blumenauenses:
Artex
Cremer
Dudalina
Hering
Karsten
Sulfabril
Teka
Juntas, empregavam mais de 50 mil pessoas.
Uma a uma, foram perdendo fôlego e se desintegrando nas últimas décadas.
A Sulfabril simplesmente quebrou em 1999.
A Artex se arrastou como pôde até ser comprada pela Coteminas em 1998.
A Teka pediu concordata em 2012 e sobrevive penosamente até hoje sob escombros de grandes prejuízos.
A Dudalina foi vendida em 2014 para a Restoque. Pouco tempo depois fechou todas as operações em SC. Sumiu sem deixar rastros.
A Cremer foi vendida em 2017 para o Grupo Mafra, hoje Viveo.
Endividada, a Karsten encolheu, fez um acordo de acionistas que resultou em novo comando e hoje tenta se reconstruir a partir de um recente acordo com credores.
A Hering esteve mal das pernas, também endividada, mas retomou fôlego e crescimento, navegando num mar de otimismo até por volta de 2015, quando começou a patinar.
Nesse meio tempo a cidade viu a consolidação da Altenburg, uma pequena fabricante de travesseiros e edredons que experimentou grande crescimento nos últimos 20 anos, faturando R$ 450 milhões em 2020, mas nada que se compare ao gigantismo das grandes empresas têxteis de outrora.
A venda da Hering traz mais impactos psicológicos junto aos saudosistas do que propriamente reflexos sociais e econômicos.
Há muito tempo sua produção havia sido transferida para outros estados e até mesmo para a China.
Blumenau sempre teve tradição industrial, com marcas muito verticalizadas que sempre apostaram na tradição e na sua base de consumidores fiéis.
A Artex, por exemplo, chegou a comprar fazendas produtoras de algodão.
É um modelo que não existe mais, num mundo em que as marcas se transformaram em puro marketing e tanto faz se forem manufaturadas em Blumenau, no México ou no Vietnam.
A agonia da indústria têxtil de Blumenau foi lenta e contínua, possibilitando que seus reflexos fossem diluídos ao longo dos anos.
Isso impediu que a cidade se transformasse numa nova Flint, permitindo um reposicionamento econômico impulsionado pelas empresas de software.
Os teares e as costureiras saem de cena para a entrada dos programadores e notebooks.
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