TECNOLOGIA

Cursos gratuitos de informática beneficiam jovens de 12 regiões

03/05/2021 21:00:00

Iniciativa é do Seprosc, sindicato das empresas de software, em parceria com o Senac

Cursos gratuitos de informática beneficiam jovens de 12 regiões

Estão abertas até o dia 14 de junho as inscrições para o programa Jovem Programador, que oferece formação gratuita em programação de sistemas para jovens de 12 cidades do estado.

Os cursos oferecidos visam a formação de jovens programadores para atuação principalmente em empresas catarinenses, independentemente do local onde estejam instaladas, privilegiando a modalidade de teletrabalho, sem prejuízo da modalidade presencial.

O Jovem Programador é uma iniciativa do Seprosc, sindicato das empresas de software de Santa Catarina, em parceria com o Senac.

Serão beneficiados jovens de 12 cidades pólo e suas vizinhas.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.jovem programador.com.br.

Podem se inscrever jovens com idade entre 16 e 25 anos que residam nas cidades beneficiadas pelo programa ou em cidades vizinhas.⠀

Os interessados devem estar cursando ensino médio ou superior como condição para estágio ou formado em ensino médio ou superior como candidato para emprego.

É gratuito para jovens que tenham renda familiar média de até 2 salários mínimos.

A primeira edição terá vagas para candidatos que residem ou morem perto de Blumenau, Caçador, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Tubarão.

A expectativa é chegar a três mil inscritos, com 500 vagas sendo atendidas. Os organizadores estimam uma absorção de alunos ao mercado de trabalho de 85% dos formados.

O primeiro módulo inicia 21 de Junho, e será totalmente online. 

Nessa primeira fase, todos os jovens que se inscreverem, poderão participar. 

Os que tiverem bons indicadores no primeiro módulo, serão convidados a participar do módulo seguinte. 

O segundo módulo terá início em 19 de julho de 2021 com previsão de término em 17 de novembro de 2021.

APOSTA EM JOVENS TALENTOS

Carlos José Pereira, diretor do Seprosc e coordenador do programa, explica que o aluno não precisa ter computador:

“O aluno terá que ter apenas acesso à internet. O primeiro módulo poderá ser feito por computador ou celular. Já os módulos dois e três exigem acesso a um computador, pois são semipresenciais”.

Pereira destaca que o programa busca incentivar até mesmo os jovens que não possuam computador:

“Um jovem que tiver bom índice de aproveitamento para os módulos seguintes e tiver dificuldades de infraestrutura, deve entrar em contato com o programa, pois haverá interesse em apoiá-lo na infraestrutura”.

PARCERIA COM O SENAC

O presidente do Seprosc, Marcio Gonçalves, destaca a parceria com o Senac, instituição que colocará sua estrutura a professores à disposição do programa:

“O Seprosc agradece imensamente ao Senac, sem o qual esta iniciativa não teria este alcance e abrangência. Também agradecemos nossos apoiadores Seinflo, Communitech, Acate e Fecam e a todos os demais parceiros e empresas que estão aderindo a esta iniciativa”.

“Um agradecimento especial aos senhores Rudney Raulino, diretor regional do Senac Santa Catarina, ao Fábio Peçanha, diretor geral do Senac Blumenau, Juliano Vieira, coordenador estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senac, que desde o início acreditaram na ideia e se envolveram na iniciativa”.