EMPREENDIMENTOS

Empreendimento da Dimas projetado com BIM é destaque em anuário de engenharia

11/05/2021 15:00:00

Empreendimento da Dimas projetado com BIM é destaque em anuário de engenharia

O D/Mys, primeiro edifício residencial de SC projetado para ter a certificação Fitwell, concedida a imóveis que oferecem ambientes e soluções pensados para estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis, da Dimas Construções, é um dos destaques do primeiro Anuário BIM Santa Catarina. 

A publicação traz uma seleção de projetos desenvolvidos com a ferramenta e foi produzida com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC). 

Segundo o presidente da entidade, engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier, o material deve ser fonte de pesquisa para os profissionais que utilizam ou pretendem trabalhar com a plataforma.

BIM é a sigla para Building Information Modeling. 

A ferramenta representa uma grande evolução em relação ao tradicional CAD, software usado desde os anos 80.

Em vez de ser utilizado apenas para desenhar estruturas, o BIM possibilita a criação de um modelo virtual do edifício em 3D com grande volume de detalhes e informações. 

A plataforma possibilita, por exemplo, fazer antecipadamente os cálculos do material necessário para cada etapa de execução da obra.

Auxilia as equipes na chamada compatibilização de projetos (identificação dos ajustes necessários para garantir que haja integração entre projetos hidro sanitário, estrutural, arquitetônico, elétrico, de climatização, entre outros), o que evita retrabalho, diminui desperdício no canteiro de obras e garante mais qualidade ao produto final.

Em tempos de pandemia, o uso do BIM possibilitou à Dimas Construções implantar inovações que melhoram a experiência do cliente no ambiente digital.

Com uso de realidade virtual, o cliente consegue “transitar” pela obra para visualizar áreas comuns. 

Já um modelo em realidade aumentada substituiu a maquete física e possibilita ao interessado conhecer o empreendimento mesmo à distância. 

O D/Mys é o primeiro empreendimento da Dimas Construções projetado com uso do BIM. 

A adoção da plataforma exigiu dois anos de trabalho e mudanças em diversas áreas da empresa.

O D’Mys traz inovação também em sua concepção. 

O empreendimento foi projetado a partir de parâmetros estabelecidos para obtenção da certificação Fitwel, que leva em conta 12 fatores associados à qualidade de vida.

O ponto de partida para a criação da Fitwel foi a percepção de que ambientes adequados podem contribuir para o combate de problemas como o stress, o sedentarismo, a má alimentação e o tabagismo, fatores associados a doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo. 

A proposta da certificação é que os engenheiros e construtores adotem ideias simples, que deem opções aos moradores para desenvolver costumes que tenham impacto positivo físico e psicológico.

Atualmente em fase de execução, o empreendimento da Dimas fica no Estreito, parte continental de Florianópolis.

Terá 14 mil metros quadrados de área construída, com 88 apartamentos, áreas de lazer e convívio no térreo e no rooftop, com vista para a Baía Norte, e soluções como espaço com infraestrutura completa para recepção de mercadorias.

A engenheira Kalindi Duarte Souza, comenta:

“Comparo o BIM a um iceberg. A possibilidade de visualização do empreendimento em 3D é a parte percebida por todos”. 

“Mas a plataforma tem um volume enorme de informações que ficam armazenadas e que nos ajudam muito a melhorar a obra em andamento e os projetos futuros”.

“Os dados permitem aperfeiçoar o planejamento do orçamento dos projetos e aumentar a produtividade no canteiro de obras, o que garante maior precisão nos prazos de entrega de empreendimentos”.

Kalindi acrescenta outra vantagem oferecida aos clientes pela tecnologia:

“Alguns compradores optam por modificar estruturas do apartamento ainda na etapa da construção”. 

“Antigamente, a decisão era feita a partir da análise da planta baixa do imóvel”. 

“Agora, o cliente pode ‘caminhar’ pelo seu apartamento em 3D e visualizar as mudanças para decidir com mais clareza. Ele ‘vê’ como o imóvel vai ficar com a retirada de uma parede, por exemplo”.

“Houve muita capacitação das equipes e alterações em processos, principalmente no setor de projetos, mas também em áreas tão distintas quanto o jurídico e o financeiro”. 

Diretor da empresa, Daniel Dimas observa:

“O trabalho de adaptação foi intenso. O mais importante é que os benefícios alcançam as diversas áreas da nossa empresa e geram grande volume de informação”.

“A tecnologia vai ser cada vez mais uma aliada dos processos de melhoria contínua que trouxemos para o dia a dia da organização e que já fazem parte da nossa cultura interna”.