Patrocinado

Escolas vão implementar o Novo Ensino Médio em 2020

Escolas vão implementar o Novo Ensino Médio em 2020


A partir de 2020, 120 escolas estaduais vão ter um novo modelo de Ensino Médio em Santa Catarina.

A grande diferença é que o estudante vai ficar mais tempo em sala de aula: das atuais 800 horas/ aula por ano, essa carga horária anual vai aumentar para 1000 horas/aula.

Além do mais, os alunos poderão que escolher as disciplinas que desejam cursar neste período a mais que vão ficar na escola.

As disciplinas tradicionais como matemática, história, física continuam normalmente e serão divididas em áreas de conhecimento para melhorar a integração entre elas.

Na chamada parte flexível do currículo, o aluno vai ter horas dedicadas ao chamado 'Projeto de Vida', e outras para aprofundar os conhecimentos nas áreas que tem mais interesse e aptidão. Por exemplo, um aluno que quer fazer engenharia pode estudar mais física e matemática. Outro, pode até estudar empreendedorismo.


A mudança será implantada de forma gradativa. Começam com 120 escolas em 2020, mas até 2023, todas as 713 unidades educacionais terão que fazer a implantação completa do novo ensino médio. O prazo é o mesmo para escolas da rede privada, informou a Secretaria de Educação.

Em Blumenau o CEDUP e MAX TAVARES  vão aderir ao 1º ano do Novo Ensino Médio em 2020.

 

Sobre o Novo Ensino Médio

 

De acordo com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei nº 9.394/96, o Ensino Médio passou a contar com duas fases indissociáveis: a primeira, denominada formação geral básica, de natureza comum a todos os estudantes, e que terá como referências as competências e habilidades descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A segunda, chamada diversificada, permitirá ao estudante escolher entre cinco itinerários formativos, com foco em áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Dentre os componentes curriculares eletivos, estão: Segunda Língua Estrangeira; Estudos Dirigidos; Componentes Curriculares de Aprofundamento, como Matemática avançada e outros; Cultura e Esporte e Educação Tecnológica.



Patrocinado