INDÚSTRIA

Termotécnica, maior transformadora de EPS da América Latina, completa 60 anos

30/08/2021 12:00:00

Termotécnica, maior transformadora de EPS da América Latina, completa 60 anos

A Termotécnica, pioneira e protagonista em soluções de embalagens em EPS no país, completou 60 anos neste dia 29 de agosto.

A empresa foi fundada em 1961, na década em que Joinville se consagra como importante polo industrial, conquistando o título de Manchester Catarinense e contribuindo para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e do Brasil.

Ainda como integrante do Grupo Tupy, a Termotécnica foi fundada pelo visionário Dieter Schmidt, pai de Albano Schmidt, que assumiu a Termotécnica em 1996. 

A HISTÓRIA DA EMPRESA

Ao longo dessas seis décadas, a Termotécnica vem dando saltos de crescimento e são muitos os pontos de virada nesta trajetória de sucesso.

O desenvolvimento de produtos com engenharia e ferramental próprios, foram os primeiros passos para alcançar a autonomia e conquistar reconhecimento como uma empresa de classe mundial. 

Nos anos 1970, a empresa deu início ao atendimento de clientes do varejo, com caixas térmicas para alimentos e bebidas. 

Nesta época, a companhia cresceu muito também nas aplicações de barreiras de calor, explorando a característica de isolamento térmico, desenvolvendo tecnologia e engenharia de projetos construtivos para grandes frigoríficos e câmaras frias.

Na década de 1980 passou a produzir a própria matéria-prima, com a fundação da planta Termocell, junto à matriz em Joinville, o que credenciou a empresa a fazer parte do seleto grupo da indústria petroquímica. 

Com isso, a Termotécnica verticalizou sua produção, ganhando ainda mais autonomia nas operações. 

É em 1980 também a inauguração da filial em Manaus (AM) para atender de perto às necessidades de importantes clientes. 

Nos anos 1990 a Termotécnica introduziu o conceito shrink na Linha Branca (eletrodomésticos) no Brasil. 

Com esta solução a empresa promoveu uma verdadeira revolução neste segmento, mudando de forma definitiva o modelo de embalagem para refrigeradores, fortalecendo nossa liderança como empresa pioneira e inovadora.

Ainda em 1990, mostrando seu potencial de inovação, a empresa assinou o primeiro convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e criou a sua própria área interna de Pesquisa e Desenvolvimento. 

Ao todo, são 97 patentes (desenho industrial, modelo de utilidade e invenções) e 19 marcas registradas. 

Por toda essa trajetória de inovação, recentemente a Termotécnica conquistou o Prêmio Inovação Catarinense “Professor Caspar Erich Stemmer”, na categoria Empresa Inovadora, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

Nos anos 2000, a Termotécnica investiu em novas expansões com a inauguração das unidades fabris em São José dos Pinhais (PR) e Rio Claro (SP) para atender principalmente o mercado de Linha Branca.

 E em 2012, inaugurou a unidade fabril em Petrolina (PE), voltada a soluções para o agronegócio com a marca DaColheita. 

A crescente demanda dos produtos do Vale do São Francisco possibilitou a expansão para a região Nordeste.

Ao longo de sua história, a Termotécnica também vem sendo reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do país, presente em quatro edições do Guia Exame de Sustentabilidade. 

Nos anos 2000 viabilizou, novamente de forma pioneira, as operações de logística reversa e reciclagem do EPS no país, antecipando-se em alguns anos à Política Nacional de Resíduos Sólidos. 

Com o programa Reciclar EPS a Termotécnica tem promovido uma mudança cultural no Brasil, buscando a conscientização coletiva de que o EPS é um plástico reciclável que precisa ser descartado de forma correta para ter seu ciclo de vida prolongado.

Em 13 anos, foram mais de 44 mil toneladas de EPS coletadas, recicladas e devolvidas ao mercado como material de alto valor agregado. 

O Programa Reciclar EPS contabiliza ainda cerca de 1.000 pontos de coleta do material em várias regiões do país e geração de emprego e renda para cerca de 5.000 famílias. 

Por esses resultados, a Termotécnica foi reconhecida em 2021 no 26º Prêmio FIESP de Mérito Ambiental, com menção honrosa na categoria médias e grandes empresas, com o case “Reciclar EPS – da logística reversa a novos produtos”.

Nos últimos dois anos, a Termotécnica ampliou o portfólio no agronegócio para tornar-se referência em soluções pós-colheita, conquistando o WorldStar 2019, um dos mais importantes prêmios mundiais do mercado de embalagens nas categorias Food e Save Food e internacionalizou o uso do EPS no transporte global das frutas brasileiras. 

Vem desenvolvendo novas soluções para valorizar produtos técnicos e atua fortemente na cadeia térmica, oferecendo soluções para o transporte seguro de vacinas. 

Também tem trabalhado junto aos clientes das linhas Branca, Marrom e Automotiva a ampliar seus canais de vendas por e-commerce, garantindo maior segurança dos produtos durante toda a logística de embalamento, armazenagem, transporte e entrega ao cliente final.

O PROPÓSITO DA TERMOTÉCNICA 

Tendo o “Ritmo da Inovação Empreendedora” como um dos pilares do mapa estratégico da companhia para alcançar os objetivos e metas, o propósito da Termotécnica é oferecer a melhor e mais eficiente solução para acondicionamento e proteção para os produtos de seus clientes. 

Sempre pensando de forma sustentável, em como realizar a economia circular na prática e diminuir a pegada ambiental em todos os processos. 

Exemplo mais recente disso é que, desde que se iniciou a pandemia por coronavírus, a Termotécnica vem desenvolvendo soluções inovadoras para o segmento fármaco. 

Em agosto de 2020 lançou a nanotecnologia do Safe Pack - EPS antiviral, para redução do risco e velocidade da contaminação por vírus. 

Também desenvolveu unidades conservadoras que podem ser aplicadas no transporte de vacinas em temperaturas extremamente baixas.

O presidente da empresa, Albano Schmidt, comemora:

“Toda nossa história foi possível, principalmente, pela forte cultura da Termotécnica de valorização das pessoas, sendo reconhecida por cinco vezes entre as “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, da Revista Você S.A”. 

“Posso dizer com muita convicção que hoje, ao completarmos 60 anos, alcançamos a missão de ‘ser uma empresa de classe mundial, onde as pessoas tenham prazer e orgulho de trabalhar".

"No entanto, o nosso espírito se mantém inquieto, perseguindo o novo, trazendo conceitos modernos de excelência em gestão, mas sempre traduzidos para o jeito Termotécnica de ser”.

“Nesta trajetória desbravamos novos caminhos, novas soluções, migramos para outros mercados. Desenvolvemos soluções antes inexistentes, trabalhando em conjunto com os clientes para oferecer as melhores alternativas de proteção e para quebrar as barreiras logísticas de transporte e distribuição de produtos, sempre buscando novas aplicações para esse material tão versátil”.

“Tecnologias como indústria 4.0, internet das coisas, rastreabilidade, manutenção da temperatura, função ativa para segurança sanitária e ampliação da validade dos produtos acondicionados, novas resinas e materiais de origem vegetal e biodegradáveis: o que o mundo, os mercados, clientes e consumidores quiserem, a Termotécnica vai estar à frente provendo essas soluções”.