Patrocinado

Preservação de água é prioridade no dia mundial do meio ambiente em Santa Catarina

Preservação de água é prioridade no dia mundial do meio ambiente em Santa Catarina

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, dia 5 de junho, ganha um aspecto mais relevante neste ano em Santa Catarina. É que o Estado sofre o impacto da estiagem que se agrava desde janeiro, quando as chuvas começaram a rarear no território catarinense.

Na agricultura, a falta de chuvas vem atingindo, sobretudo, a cultura da maçã, que acumula 19% de perdas, e o milho total, com 10% de perdas, segundo dados do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Epagri/Cepa). 

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram), responsável pelo monitoramento de níveis de rios e de chuvas, informa que o Estado não enfrentava uma estiagem tão grande desde 2006.

A Epagri faz o monitoramento ambiental e do mercado agrícola, além da previsão do tempo, na intenção de manter os meios rural e urbano alertas para a situação. 

Nos 292 escritórios municipais da Epagri, a mobilização é para sensibilizar famílias agricultoras e pescadoras para práticas que preservam a água. 

Por outro lado, os extensionistas da Empresa que atuam nos municípios também vêm tomando providências para gerar ou manter pontos de captação de água, na expectativa de apoiar as comunidades no enfrentamento desse momento delicado.



Patrocinado
Patrocinado

Agenda