INOVAÇÃO

InovaGovSC, rede de inovação do setor público catarinense, é lançada

16/07/2021 09:00:00

InovaGovSC, rede de inovação do setor público catarinense, é lançada

Um evento virtual com a participação de autoridades dos poderes e órgãos públicos selou o lançamento da InovaGovSC, a rede de inovação do setor público catarinense na tarde desta quinta-feira (15). 

Governo do Estado, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Assembleia Legislativa (Alesc), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Estadual (MPSC) assinaram um acordo de cooperação técnica e se uniram por meio de uma rede colaborativa para gerar novas ideias, trocar experiências e promover ações transformadoras na gestão pública. 

O objetivo é melhorar o serviço prestado aos cidadãos catarinenses. 

O lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal InovaGovSC no YouTube

Após a participação institucional das autoridades, o lançamento da rede InovaGovSC foi encerrado com palestra do diretor executivo da WeGov, André Tamura, sobre o tema Inovação do Serviço Público. 

Natural de São Paulo, Tamura se disse orgulhoso em participar do lançamento do InovaGovSC, uma iniciativa no Estado em que escolheu viver há 13 anos. 

O governador Carlos Moisés, comenta:

“Não é somente os órgãos públicos que ganham com o lançamento da InovaGovSC, o cidadão também, com a entrega de serviços mais eficientes e com a economicidade que a inovação traz”.

“A nova rede colaborativa combina com o DNA inovador do Estado. A gente percebe que Santa Catarina tem sido destaque na inovação aberta para o Brasil e para o mundo e o governo precisa acompanhar”. 

"Isso faz com que a gente perceba que não estamos caminhando sozinhos. Nós temos uma necessidade muito grande e precisamos avançar no sentido de inovar". 

O presidente do TCE, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, relatou o trabalho feito para inserir a inovação como estratégia no órgão de controle e a necessidade do setor público considerar a inovação aberta em suas ações, devidamente alicerçado em um arcabouço jurídico já existente:

“Considero um dia histórico para Santa Catarina e o setor público catarinense porque os representantes dos poderes e órgãos autônomos se unem para trazer impacto à vida da sociedade e dos cidadãos catarinenses”. 

"A rede InovaGovSC é um espaço importante para discutir desafios compartilhados pelo setor público, pois muitas vezes a solução do problema depende de um simples diálogo ou de uma visão abrangente e sistêmica".

O procurador-geral de Justiça do MPSC, Fernando da Silva Comin, definiu:

“O lançamento da InovaGovSC é um pacto para ressaltar que o setor público precisa aproveitar a oportunidade de formar um verdadeiro ecossistema de inovação e alcançar uma melhoria contínua dos processos, uma aproximação facilitada com a sociedade e resultados concretos e sintonizados com quem está na ponta, o cidadão catarinense”. 

"O que o cidadão espera de nós, nada mais é que um serviço de qualidade que faça sentido na vida de todos catarinenses".

O presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, Ricardo José Roesler, destacou que a inovação é uma das diretrizes administrativas do Judiciário e que o aprimoramento das relações institucionais foi inserido no mapa estratégico aprovado pela instituição:

“O alcance desse objetivo ganha impulso quando encontra um ambiente integrado de inovação que transcende o trabalho isolado do Poder Judiciário”. 

"A implementação da rede InovaGovSC nos permite essa atuação conjunta, na qual podem ser aproveitadas as diferentes experiências de gestão e de inovação".

O chefe de gabinete da presidência da Alesc, André Bernardi, que representou o presidente da Alesc e deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), resumiu:

“O lançamento da rede colaborativa é um marco inicial de uma gestão pública inovadora, de melhores resultados e mais próxima dos catarinenses”. 

"Cada uma das instituições tem um ofício diverso na nossa sociedade, mas em que pese terem missões distintas, é o trabalho cooperado que permitirá agregar valor ao resultado final de cada ideia".

O diretor executivo da WeGov, André Tamura, completou:

“Hoje, a gente vive uma realidade que há 10 anos atrás era impossível. Há cinco anos, entrávamos em uma instituição pública e não podíamos falar em inovação, mas hoje estamos todos reunidos, em diversas instituições públicas, em torno dessa pauta”. 

"A ideia de tornarmos tudo isso possível com a inovação, em um ambiente colaborativo, participativo, em que entendemos a necessidade das pessoas, é fundamental".